SILAS MARTÍ
SÃO PAULO, SP – Em assembleia nesta quarta (17), o Masp elegeu o seu novo presidente, o empresário Heitor Martins, e 83 conselheiros, a maioria indicada pela nova direção. Também foram criadas vagas permanentes no conselho para representantes das três esferas de governo.
“É um momento histórico, uma nova etapa na história do Masp”, disse a ex-presidente, Beatriz Pimenta Camargo, ao sair da reunião. “Desde que assumi a presidência [em 2013], disse que iria transformar o museu, mas não sabia ainda de que forma. Estou contente de ser substituída agora por um grupo tão correto e eficiente.”
Heitor Martins, que já presidiu a Fundação Bienal de São Paulo e liderou o resgate da instituição, assume agora o Masp com dívidas de cerca de R$ 12 milhões e pendências com o Ministério da Cultura e a telefônica Vivo, com a qual o museu firmara uma parceria para a construção de um anexo nunca concluído.
Ele adiantou que os novos conselheiros do museu, no entanto, já se comprometeram a injetar R$ 10 milhões para sanar as contas da instituição. Sua eleição rompe um ciclo de 20 anos em que um mesmo grupo, ligado ao arquiteto Júlio Neves, comandou o Masp.
“Essa assembleia marca o início de um novo modelo de gestão, de maior abertura do museu à sociedade e sua revitalização”, disse Martins. “É o início de uma nova fase para o museu.”
Desde março, Martins e sua equipe vêm se reunindo com a direção do Masp para definir o que chamam de “novo modelo de governança” para o maior museu da América Latina. A solução encontrada envolve a participação do banco Itaú, que se torna parceiro da direção do museu e já repassou recursos à instituição.
Uma exigência do Itaú e da nova equipe, no entanto, era a troca do comando do museu para modernizar sua gestão, o que se concretizou nesta quarta (17) após um longo processo de negociações.
A nova direção também abre o museu para incluir representantes do poder público, uma antiga reivindicação do governo, que, em troca, deverá apoiar o Masp com mais recursos.
Embora ocupe um prédio público -sua sede na avenida Paulista pertence a prefeitura- e tenha seu acervo protegido pelo patrimônio histórico, o Masp é uma entidade privada e sempre resistiu à ingerência do poder público.
Sob nova direção, o museu terá assentos permanentes em seu conselho para os ocupantes dos cargos de secretário municipal e estadual da Cultura e para o presidente do Instituto Brasileiro de Museus, órgão ligado ao Ministério da Cultura.
Entre os novos conselheiros recém-eleitos também estão os empresários Carlos Jereissati, do grupo Iguatemi, Vitor Sarquis Hallack, da construtora Camargo Corrêa, Ricardo Steinbruch, da CSN, e José Olympio Pereira, do banco Crédit Suisse.