LEANDRO MACHADO
SÃO PAULO, SP – Um grupo de sem-teto faz um protesto na noite desta quinta-feira (18) na região da Vila Sônia, na zona oeste de São Paulo, contra um condomínio de luxo da região.
O empreendimento está localizado rua David Ben Gurion, em um terreno que, segundo os manifestantes, era uma área especial de interesse social, chamada de Zeis. A prefeitura nega e disse que apenas uma parte do terreno ao lado do condomínio, onde há uma ocupação de sem-teto, se enquadra como área especial.
Por volta das 19h, os manifestantes fechavam os dois sentidos da avenida Giovanni Gronchi, na altura do número 3.000. O sem-teto fizeram uma barricada com entulhos incendiados na avenida. A PM acompanha o ato, que acontece de forma pacífica.
O protesto é feito por sem-teto da ocupação Chico Mendes, localizada ao lado do condomínio alvo do protesto. O protesto começou da invasão no início da noite.
“Esse terreno do condomínio era para nós, mas foi destinado para a elite e a gente ficou sem casa”, afirmou Josué Rocha, coordenador do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto).
Na semana passada, um grupo de sem-teto já tinha feito um protesto na frente do mesmo prédio de luxo. Eles afirmavam na ocasião, que os moradores do condomínio jogam pedras, garrafas e lixo contra os barracos mostrados no terreno ao lado, além de xingar os sem-teto.