RIO DE JANEIRO, RJ – O governador do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB), demitiu o ex-major Dilo Pereira Soares Júnior, condenado por integrar a milícia que domina a favela de Rio das Pedras, na zona oeste do Rio. A decisão foi publicada no “Diário Oficial” do Estado desta sexta-feira (19).
Apesar de preso há cinco anos, o major só foi demitido agora. Em média, soldados, cabos e sargentos da PM do Rio têm sido expulsos em até um mês.
O ex-major Dilo Soares Júnior foi condenado há dez anos de prisão acusado de ser o responsável por uma rede de agiotas que atuavam em Rio das Pedras. A milícia que atua na comunidade data dos anos 1980 e é apontada como a mais antiga que atua no Rio.
De acordo com investigações da Draco (Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas), os milicianos emprestavam dinheiro a juros altos aos moradores. Aqueles que atrasassem os pagamentos eram ameaçados ou assassinados pelo grupo.
Em dois dias, três oficiais da PM do Rio foram expulsos da corporação pelo governador Pezão. Na quinta (18), o “Diário Oficial” publicou a expulsão do major Antonio Ricardo da Silva Ramos, suspeito de integrar uma quadrilha que explora máquinas caça-níqueis e transporte alternativo, no município de São Gonçalo, região metropolitana do Rio.
A publicação também trouxe a demissão do tenente Ricardo Araújo Delgado, condenado pela morte de dois jovens em Niterói, também na região metropolitana do Rio.