SÃO PAULO, SP – A presidente da Sabesp, Dilma Pena, informou que não comparecerá à CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que apura a falta de água em São Paulo nesta quarta-feira (24) por conta de uma licença média. Segundo a companhia, ela passou por uma cirurgia na garganta nos últimos dias.
Pena foi intimada pelos vereadores após faltar à audiência da semana passada, para qual tinha sido convidada. Também foi convidado para a sessão da CPI desta semana o promotor de Justiça do Meio Ambiente de São Paulo, José Eduardo Ismael Lutti. A audiência está marcada para às 10h.
Em nota, o vereador Nabil Bonduki (PT) afirmou que acha “muito grave a ausência da presidente da Sabesp, porque mostra que a empresa não está muito disposta a colaborar com os trabalhos desta CPI.”
A CPI da Sabesp foi instaurada no dia 6 de agosto por iniciativa da base do prefeito Fernando Haddad (PT) e visa investigar se a companhia estadual de saneamento está cumprindo contrato firmado com a prefeitura.
São Paulo vive sua maior crise de abastecimento hídrico. Os reservatórios de São Paulo registram índices considerados críticos para o abastecimento desde o início do ano.
O problema motivou inclusive as obras e o início do uso do chamado “volume morto” do sistema Cantareira, que nesta quarta-feira registra 7,8% de sua capacidade. Há um ano, o manancial que é responsável pelo abastecimento de quase metade da região metropolitana de São Paulo estava com 42% de sua capacidade (sem a utilização do “volume morto”).