Uma das mais populares redes sociais da era pré-Facebook e a primeira a ser usada amplamente pelos brasileiros será desativada nesta terça-feira (30). O orkut se despede da internet aos dez anos de vida. 

Em um comunicado oficial, publicado em 30 de junho, o Google, empresa que comprou o orkut, anunciou que iria descontinuar o site a partir de setembro. No dia 30, novas inscrições não poderão mais ser feitas no site.

O Google também anunciou que as comunidades públicas da rede social serão mantidos em um arquivo público.

Até amanhã, os usuários da rede social podem fazer back up e salvar diversos conteúdos, como fotos e recados.

Fundado em 24 de janeiro de 2004 por Orkut Büyükkökten, a rede social tinha como objetivo inicial ajudar seus membros a conhecer pessoas e manter relacionamentos. No início, o cadastro na rede era feito por meio de convite. Para usar o site, era necessário conhecer alguém que já estava dentro e pedir que fosse enviado um convite. Com a popularização do site, o acesso foi liberado e novos serviços foram disponibilizados, como as comunidades e jogos.

No Brasil, a rede social teve mais de 30 milhões de usuários em seu auge, mas foi ultrapassada pelo Facebook. No mundo todo, o orkut tem mais de 33 milhões de usuários ativos.