Narley Resende

Sete candidatos ao governo do Estado participam nesta terça-feira, às 22 horas, do último confronto direto antes das eleições de domingo, em debate promovido pela RPC TV que ganhou contornos decisivos. O encontro acontece em meio à dúvida sobre a realização ou não de um segundo turno na disputa pela sucessão estadual. As últimas pesquisas apontam para a possibilidade cada vez maior do governador e candidato à reeleição, Beto Richa (PSDB), liquidar a disputa já no primeiro turno, mas os dois principais candidatos de oposição, senador Roberto Requião (PMDB) e senadora Gleisi Hoffmann (PT), apostam no debate como arma para tentar adiar a decisão e levar a eleição para uma nova etapa.
O debate terá cinco blocos de 25 a 30 minutos e a ordem das perguntas foi sorteada antes do encontro, com a presença de representantes dos candidatos. Cada um terá o direito a fazer uma pergunta e poderá ser escolhido para responder, no máximo, duas. O primeiro e o terceiro blocos serão de perguntas com tema livre, enquanto no segundo e no quarto blocos as perguntas terão temas pré-estabelecidos por sorteio, realizado no momento do debate pelo mediador, assistido por todos os candidatos participantes. O quinto e último bloco será dedicado às considerações finais.
Os tempos de formulação das perguntas, respostas, réplicas e tréplicas serão os mesmos em todos os blocos, sendo 30 segundos para perguntas, 90 segundos para respostas, 40 segundos para réplica e 30 segundos para a tréplica.
Preparação – Os sete candidatos ao governo aproveitam cada minuto dos últimos dias da campanha antes do primeiro turno para convencer o eleitor de que seu programa é melhor do que o dos adversários. A propaganda eleitoral gratuita é transmitida somente até a próxima quinta-feira e o debate pode ser a última oportunidade ampla de expor os programas de governo, denúncias contra adversários e conquistar votos na reta final. O senador e candidato Roberto Requião (PMDB) fez campanha em Curitiba ontem e reservou parte da terça-feira para se preparar para o debate. Já os candidatos Gleisi Hoffmann (PT) e Beto Richa (PSDB) devem dedicar o dia todo para se preparar.
Os outros quatro candidatos também reservaram o dia todo para se preparar. O destaque da participação deve ficar por conta do candidato Ogier Buchi PRP que pontuou (1%) nas últimas pesquisas e tem feito ataques diretos ao senador Roberto Requião. Bernardo Pilotto (PSOL) deve inovar ao fazer perguntas enviadas por eleitores e correligionários. Pilotto afirma que separou 30 perguntas enviadas que podem ser feitas aos adversários.