SÃO PAULO, SP – Um grupo de cerca de 200 integrantes do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto) encerrou por volta das 16h45 um protesto que fazia na tarde desta terça-feira (30) na região de Itaquera, na zona leste de São Paulo.
Segundo a coordenação do movimento, o grupo conseguiu agendar uma reunião nesta quarta-feira (1) na Secretaria Municipal de Habitação e com o subprefeito de Itaquera. A pasta ainda não confirma a reunião.
O trânsito na via, que estava bloqueado no sentido Ayrton Senna, foi liberado com o fim do ato.
Os manifestantes pedem que seja feita a limpeza do terreno conhecido como “Copa do Povo”, desocupado no dia 30 de agosto. A limpeza do terreno é condição para que se prossiga o processo de transformação do local em moradias populares. Hoje, o terreno está com lixo, restos de lona, de madeira e entulho.
A subprefeitura Itaquera disse que a limpeza do terreno não é de responsabilidade da prefeitura.
“Por ser um terreno particular, não tem cabimento e não tem legalidade para que se entre com uma máquina da prefeitura, uma máquina que é paga com dinheiro público dentro de um terreno particular para fazer a limpeza”, afirmou o subprefeito de Itaquera, Mauricio Martins. A proprietária do terreno é a construtora Viver.