GUILHERME YOSHIDA
SÃO PAULO, SP – Com um gol e uma assistência de Guerrero, o Corinthians venceu o Atlético-MG por 2 a 0 na noite desta quarta-feira (1), no Itaquerão, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil.
O atacante peruano foi o grande destaque do time do técnico Mano Menezes ao marcar de cabeça ainda no primeiro tempo e dar um passe, também de cabeça, para Luciano selar o resultado positivo.
Agora, com a vitória, o time paulista terá uma boa vantagem na partida de volta, marcada para o próximo dia 15, no estádio Mineirão, em Belo Horizonte.
Agora, os corintianos poderão perder por até um gol de diferença que vão se classificar para a próxima fase do torneio. Se forem derrotados pelo mesmo placar, a decisão da vaga será nos pênaltis. E se fizer um gol fora de casa, a equipe paulista poderá sofrer até três que também avançará às semifinais.
O Corinthians voltou a ter muitas dificuldades de enfrentar um time que tinha uma postura defensiva no Itaquerão. A dupla de volantes (Elias e Bruno Henrique) novamente não conseguia dar qualidade à saída de bola da defesa para o ataque. De quebra, os corintianos ficaram vulneráveis aos ataques da equipe mineira no começo do jogo.
Não fosse o zagueiro Gil, o time da casa teria sofrido um gol logo aos 10min, quando Tardelli cruzou e Guilherme, na saída de Cássio, chutou no alto. Mas, o camisa 4, em cima da linha, fez o corte de cabeça.
Mas o Corinthians conseguiu se reequilibrar em campo, adiantou a marcação, e começou a criar boas chances no campo de ataque. Malcom e Guerrero foram bem individualmente e eram sempre muito acionados nos contra-ataques da equipe .
E, em uma roubada de bola ainda no campo de ataque, o time paulista conseguiu ficar em vantagem no placar antes do intervalo.
Aos 24min, o Corinthians marcou pressão a saída de bola atleticana e, após cruzamento de Renato Augusto, Guerrero ganhou a disputa aérea com a zaga adversária e marcou de cabeça.
Para apreensão da torcida, o Corinthians recuou no segundo tempo e deixou o Atlético-MG ter mais posse de bola.
Com isso, o time mineiro teve mais presença ofensiva na etapa final, enquanto os donos da casa ficavam à espera de um contra-ataque -que não aconteceu.
O cenário do jogo só não foi pior para a equipe paulista porque, aos 34min, Dátolo quase empatou o placar ao chutar de primeira na grande área e acertar a trave esquerda do goleiro Cássio.
Já no fim do jogo, o Corinthians ampliou a vantagem em jogada de bola parada. Após cobrança de falta na intermediária, Guerrero se aproveitou de uma saída errada do goleiro Victor e cabeceou para Luciano, que chutou para o gol vazio e selou a vitória corintiana aos 36min.
CORINTHIANS
Cássio; Fagner, Gil, Anderson Martins e Fábio Santos; Bruno Henrique, Elias, Petros e Renato Augusto (Danilo); Malcom (Luciano) e Guerrero (Romero)
T.: Mano Menezes
ATLÉTICO-MG
Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva (Edcarlos), Jemerson e Douglas Santos; Leandro Donizete, Josué e Guilherme (André); Dátolo, Carlos (Luan) e Diego Tardelli
T.: Levir Culpi
Estádio: Arena Corinthians, em São Paulo
Árbitro: Péricles Bassols Pegado Cortez (RJ)
Gols: Guerrero, aos 24min do 1º tempo; Luciano, aos 36min do 2º tempo
Cartões amarelos: Elias, Petros, Cássio (C), Leonardo Silva, Luan, Josué e Marcos Rocha (A)
Público: 27.457
Renda: R$ 1.495.296,00