A expressão zona de rebaixamento é um tabu dentro do Atlético. Não é comentada abertamente. Mas agora há o risco de o time cair para ela em apenas uma rodada. Neste domingo (12), o Furacão enfrenta o Figueirense, na Arena da Baixada, pela 28ª rodada do Brasileirão. E, se não vencer, pode, sim, cair para as quatro últimas posições do Campeonato Brasileiro.

Após os jogos da 27ª rodada, o Atlético foi parar na 15ª posição, com 31 pontos. Está a dois pontos do Coritiba, o 17º e que abre a zona de rebaixamento. Entre eles, há o Bahia (16, com 30 pontos). Ou seja, um tropeço do Furacão em casa pode sair caro.

O que preocupa é a curva descendente do Atlético. O time é o segundo pior no returno do Brasileirão: fez apenas 6 pontos em 8 jogos. A quantia nesse período supera apenas os 4 pontos do Botafogo, que não por acaso é o lanterna do Brasileirão. A equipe paranaense, além disso, é o que mais perdeu no returno (6 vezes), tem o pior ataque do returno (3 gols) e, na última rodada, deixou a zona intermediária do Brasileirão, que habitava desde a retomada do Brasileirão após a Copa do Mundo.

“Não dá para imaginar outros resultados a não ser duas vitórias nos próximos dois jogos. É isso o que temos que buscar”, afirmou o técnico Claudinei Oliveira, em referência às duas próximas partidas – depois do Figueirense, o Atlético recebe o Flamengo na Arena da Baixada. Com a força do nosso torcedor, temos condições de fazer os três pontos (contra o Figueirense)“, completou, ao site oficial do clube.

Se a conta do Atlético assusta em caso de tropeço, é abonadora em caso de vitória. Se somar os 3 pontos, o time não só ganha fôlego como ainda ultrapassa um concorrente direto. O Figueirense possui 32 pontos e está em 12º lugar.

Para o jogo deste domingo, Claudinei terá os retornos do volante Deivid e do meia Bady, que cumpriram suspensão. Deivid é nome certo na equipe para este domingo, em lugar de Paulinho Dias. Mas Bady pode ficar na reserva, caso o treinador opte por atuar com três atacantes. Nesse caso, Dellatorre entraria na linha de frente, junto a Marcelo e Cléo – Douglas Coutinho está com a seleção brasileira sub-21.

Adversário

O Figueirense tem cinco desfalques para a partida deste domingo, contra o Atlético. E três deles são culpa do próprio Atlético: os ofensivos Felipe, Marcão e Pablo. Os três ainda estão vinculados ao clube paranaense e, por força contratual, estão impedidos de atuar. Além disso, o time catarinense não conta com o zagueiro Thiago Heleno e o atacante Clayton, suspensos. Raul deve entrar na zaga. Sem Marcão e Clayton, e sem o reserva imediato Pblo, o técnico Argel Fucks deve usar Mazola e Everaldo na defesa.

Atlético x Figueirense

Atlético

Weverton; Sueliton, Gustavo, Cléberson e Natanael; Deivid, Hernani, Bady (Dellatorre) e Marcos Guilherme; Marcelo e Cléo. Técnico: Claudinei Oliveira

Figueirense

Tiago Volpi; Jefferson, Nirley, Raul e Pedroso; Paulo Roberto, França, Marco Antônio e Giovanni Augusto; Mazola e Everaldo. Técnico: Argel Fucks.

Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)

Local: Arena da Baixada, domingo, às 18h30