De virada, numa partida cheia de polêmicas, o Atlético venceu o Flamengo por 2 a 1, neste domingo (19), na Arena da Baixada. A partida era válida pela 29ª rodada do Brasileirão.

Os três gols no primeiro tempo geraram reclamações. No gol do Flamengo, o Atlético reclamou de um toque de mão de Eduardo da Silva. Nos do Atlético, houve queixas sobre a posição de Cleo no lance do empate e questionamentos sobre a existência ou não do pênalti em Marcelo.

Foi a primeira vez que Atlético venceu duas partidas seguidas no returno do Brasileirão. Na ultima rodada, o time bateu o Figueirense por 3 a 0. Com o resultado deste domingo, foi a 37 pontos e subiu para 10º lugar. Está sete pontos acima da zona de rebaixamento. E passou inclusive à frente do Flamengo, que estacionou nos 37 pontos.

Pelo Brasileirão, em 13 confrontos na Arena da Baixada desde sua reinauguração, em 1999, foi a 10ª vitória do Atlético. Houve ainda 3 empates. O Flamengo nunca venceu pelo Brasileirão. Seu único triunfo na Arena ocorreu em 2011: 1 a 0, pela Copa Sul-Americana.

Após dois jogos – e duas vitórias – em casa, o time paranaense vai a Santa Catarina na próxima rodada. Enfrenta o Criciúma, em Criciúma, na próxima quarta-feira (22), pela 30ª rodada do Brasileirão. Natanael, que levou o terceiro cartão amarelo, não joga.

Jogo

O Atlético entrou em campo num 4-3-3, com o atacante Dellatorre no lugar do meia Marcos Guilherme. Era a mesma formação usada no segundo tempo diante do Figueirense, e que rendeu uma vitória por 3 a 0, com 3 gols no segundo tempo.

O Flamengo abriu o placar num lance polêmico. Aos 8 minutos, Canteros cruzou e Everton finalizou. A bola bateu em Eduardo da Silva, postado à frente de Weverton, e entrou. O árbitro Jean Pierre Gonçalves Lima apontou o meio do campo, mas um dos bandeirinhas não reagiu. Os jogadores do Atlético reclamaram impedimento (inexistente) de Eduardo da Silva. Depois, alegaram que a bola bateu no braço do jogador do Flamengo antes de entrar – o toque foi indiscutível, mas involuntário. Questionado pelo árbitro, o auxiliar de linha de fundo Anderson Daronco disse que não viu o lance e, com isso, o gol foi validado.

Mas o gol de empate do Atlético aos 16 minutos, também deu polêmica. Na jogada, Dellatorre chutou, Paulo Victor deu rebote e Cléo completou para dentro. Os jogadores do Flamengo reclamaram que Cleo estava atrás do goleiro – portanto, impedido. No momento do chute de Dellatorre, porém, Cleo estava na mesma linha do goleiro.

Depois dos gols, os times melhoraram na marcação, possibilitando poucas chances. Houve desequilíbrio apenas na posse de bola – 63% para o Atlético e 37% para o Flamengo. Mas, no fim, o atacante Marcelo foi derrubado pelo xará Marcelo, zagueiro do Flamengo, dentro da área. Pênalti que Cleo converteu, aos 46 minutos. Os dois gols são consequência. É todo mundo ae entregando, disse o atacante. Tem que ver se foi pênalti mesmo, alfinetou Eduardo da Silva, do Flamengo. Sobre o gol do seu time, ele despistou: A bola bateu no meu peito.

Na etapa final, o Atlético optou por contra-atacar e viu o Flamengo tentar pressionar. Como o time carioca não conseguia, fez três mudanças de uma só vez, aos 13 minutos. Saíram Anderson Pico, Cáceres e Eduardo da Silva para as entradas de João Paulo, Muralha e Nixon. Mas isso até ajudou o time da casa, que ganhou mais espaço para contra-ataques – e, em 10 minutos, engatou quatro com relativo perigo.  

Aos 26 minutos, o técnico Claudinei Oliveira trocou Dellatorre, cansado, por Douglas Coutinho. Pouco mudou. Nos minutos finais, entraram Hernani e Marcos Guilherme nos lugares de Bady e Douglas Coutinho. O Atlético até finalizou mais vezes na etapa final – 7 (3 certas) contra 5 (3 certas) no primeiro tempo. Mas foram os gols do primeiro tempo que garantiram a vitória.  

 

ATLÉTICO 2 x 1 FLAMENGO

Atlético

Weverton; Sueliton, Gustavo, Cleberson e Natanael; Deivid, Paulinho Dias e Bady (Hernani); Marcelo, Cléo (Marcos Guilherme) e Dellatorre (Douglas Coutinho). Técnico: Claudinei Oliveira

Flamengo

Paulo Victor; Léo Moura, Chicão, Marcelo e Anderson Pico (João Paulo); Cáceres (Muralha), Luiz Antônio, Canteros e Everton; Gabriel e Eduardo da Silva (Nixon). Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Gols: Eduardo da Silva (8-1º), Cleo (16 e 46-1º)

Cartões amarelos: Eduardo da Silva, Natanael

Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)

Local: Arena da Baixada, domingo

 

Lances do jogo

Primeiro tempo

7 – Gabriel chuta cruzado, de fora da área, e Weverton afasta

8 – Gol do Flamengo. Canteros cruza rasteiro e Everton, livre, finaliza. A bola bate no braço de Eduardo da Silva e tira Weverton da jogada.

16 – Gol do Atlético. Dellatorre recebe de Marcelo, na área, passa por um marcador e finaliza. Paulo Victor dá rebote e Cléo, sem goleiro, domina e toca para dentro

21 – Everton arranca com a bola, dribla Paulinho Dias e Deivid e bate forte. Weverton defende parcialmente e depois pega a bola

23 – Deivid cruza e Dellatorre dela cabeceia com perigo, mas à esquerda do gol

32 – Anderson Pico rola para Everton, que domina e chuta. Weverton pega

38 – Marcelo serve Bady, que gira e chuta com efeito. A bola sai rente à trave esquerda

44 – Marcelo recebe pela esquerda, entra na área e é derrubado por Marcelo, zagueiro do Flamengo. Pênalti para o Atlético.

46 – Gol do Atlético. Cléo bate o pênalti com um chute alto, no meio do gol

Segundo tempo

9 – Anderson Pico arrisca de fora da área e manda à direita do gol

12 – Bady cobra escanteio e Marcelo cabeceia por cima do gol

14 – Dellatorre domina na entrada da área e bate a gol, mas para fora

18 – Natanael cobra falta a 30 metros do gol. A bola sai rente à trave esquerda

22 – Dellatorre lança Natanael, que sai na cara do gol e finaliza. Paulo Victor sai fechando o ângulo e salva o Flamengo

23 – Suelinton cruza. Bady finaliza de voleio. A bola quica no chão e vai por cima do gol

29 – Nixon cruza. A bola desvia em Natanael e quase encobre Weverton, mas o goleiro recua e pega

33 – Bady cobra escanteio. A zaga afasta. Marcelo fica com a sobra e bate a gol, para defesa do goleiro

41 – Nixon aproveita falha de Suelinton e cruza rasteiro. Cleberson corta, mas assusta: a bola bate na rede do lado de fora

44 – Deivid cruza e Douglas Coutinho finaliza na risca da pequena área e coloca no alto do gol. Paulo Victor faz grande defesa, quase na risca