RIO DE JANEIRO, RJ – O incêndio que castigava o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, na região serrana do Rio, desde o dia 7 deste mês, começou a ceder após uma forte chuva que atingiu a região na noite de domingo (19).
De acordo com os bombeiros, os focos de incêndio estavam em áreas de difícil acesso, por isso os bombeiros tinham dificuldade de combatê-los.
“Os incêndios caminham hoje para a extinção, mas para afirmar que o fogo está controlado ainda é necessário fazer sobrevoos de monitoramento nos horários mais quentes do dia, que irão acontecer hoje à tarde”, disse o coordenador de Emergências Ambientais do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), Christian Berlinck.
O Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ) inclui os municípios de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim. Até agora 1.550 hectares de área com vegetação nativa de mata atlântica já foram atingidos pelo fogo.
Ainda não se sabe exatamente o impacto sofrido pelo ambiente. Estuda-se fechar a Travessia Petrópolis-Teresópolis para permitir uma melhor regeneração da mata.