O Coritiba é o lanterna do Campeonato Brasileiro, mas pode deixar a zona de rebaixamento já na 30ª rodada, que tem jogos hoje e amanhã. Para isso, precisa vencer o Botafogo, amanhã no Couto Pereira, e contar com a combinação de três outros resultados. E a combinação não é difícil de ocorrer.

O Coxa precisa que o Criciúma não vença o Atlético Paranaense no Heriberto Hulse. O Bahia não pode vencer o Atlético-MG em Salvador. E o Vitória não pode ganhar do Corinthians, que decidiu mandar a partida na Arena Pantanal, em Cuiabá (MT).
Nesses três jogos, as estatísticas são favoráveis ao Coritiba. Segundo o Chancedegol .com.br, o Vitória tem 12% de chance de vencer o Corinthians. O Bahia tem 28% e o Criciúma, 43%. Para chegar a esses números, o site considera o retrospecto como mandate e visitante de cada uma das equipes nos últimos 12 meses. Contra o Botafogo, o Coxa é favorito, com 57% de chances de vitória.
Se empatar amanhã, o Coritiba não tem chances de deixar a ZR nesta rodada. No máximo, ganharia duas posições – desde que o Criciúma perca e o Bahia seja goleado.
Faltam nove rodadas para o fim da competição. O Coxa precisa de, pelo menos, mais cinco vitórias para escapar do rebaixamento. Além do confronto com o Botafogo, ainda enfrentará o Grêmio (no Couto), o Corinthians (fora), o Fluminense (no Couto), o Flamengo (fora), o Vitória (fora), o Palmeiras (no Couto), o Atlético-MG (fora) e o Bahia (no Couto).