Dizem que o gato é o animal ideal do século 21. Domesticado há cerca de quatro mil anos, no Egito, a população de felinos cresceu o dobro da população canina nos últimos anos. Em países como a Alemanha e os Estados Unidos, a população de gatos já é maioria. No Brasil, a tendência é que em dez anos os bichanos se tornem hegemônicos. Contudo, no Paraná, os felinos terão de correr mais para ultrapassar os cachorros, domesticados há 11 mil anos.

Enquanto no mundo todo existem 335 milhões de cachorros e 260 milhões de gatos (quatro cachorros para cada três gatos) e no Brasil vivem 37 milhões de cachorros e 21 milhões de gatos, no Paraná as estimativas apontam para uma predominância canina: para cada gato, há sete cachorros.

O que acontece é que o paranaense gosta muito de cão, o Paraná ama o cão. Há quem acreditasse que com a verticalização das residências, as pessoas vivendo mais em apartamentos do que em casas, o número de gatos aumentaria. Mas na verdade o que aconteceu foi que a verticalização diminuiu o tamanho do cão. As pessoas estão procurando raças mais pequenas, afirma Alexander Biondo, diretor do departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Uma das poucas pesquisas feitas em Curitiba sobre o assunto foi desenvolvida pelo próprio Biondo, em 2006. O Bairro do Cabral foi escolhido para a realização da estimativa animal devido à predominância de prédios e status financeiro de classe média. 173 prédios foram pesquisados e chegou-se à conclusão de que existia um total de 4 cães para cada 0,6 gatos domiciliados por prédio.

Hoje, em alguns lugares dos Estados Unidos você tem mais gatos do que cães. Mas no Sul do Brasil, os cachorros ainda são maioria, temos sete vezes mais cães, afirma.

Mas embora a paixão do paranaense por cachorros ainda seja predominante, o sentimento em relação aos gatos parece, de fato, ficar cada vez mais forte, ao ponto de o índice de adoção de gatos, segundo a Prefeitura, ser de 100%, enquanto o de cachorros fica em cerca de 65% em um evento como a Feira Amigo Bicho.