SÃO PAULO, SP – O atleta paraolímpico sul-africano Oscar Pistorius foi condenado nesta terça-feira (21) a uma pena de cinco anos de prisão por matar a tiros, em fevereiro de 2013, a namorada Reeva Steenkamp.
“O acusado é condenado a uma pena máxima de cinco anos de prisão”, anunciou a juíza Thokozile Masipa, que em setembro declarou o atleta culpado de homicídio culposo.
Ao fim da audiência, o atleta foi levado para a prisão. A família da vítima se mostrou satisfeita com a sentença. “Sim, estou muito satisfeito”, declarou aos jornalistas Barry Steenkamp, pai de Reeva.
Pistorius foi condenado por matar em sua casa de Pretória a namorada, que foi atingida por quatro tiros através da porta do banheiro no qual estava trancada. O atleta alegou durante todo o processo -que durou sete meses- que acreditava que um ladrão estava no banheiro.
Pouco antes de pronunciar a sentença, a juíza afirmou que uma condenação a trabalhos de serviços comunitários, como desejava a defesa, “não seria apropriada”.
A procuradoria-geral da África do Sul ainda não decidiu se recorrerá da sentença, disse o porta-voz Nathi Mncube.
Conhecido como “Blade Runner” por causa de suas próteses de fibra de carbono, o atleta se tornou um dos maiores nomes do atletismo mundial nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, quando chegou às semifinais dos 400 metros contra atletas sem deficiência.
PARAOLIMPÍADA
Com a condenação, Pistorius não vai poder participar dos Jogos Paraolímpicos de 2016, no Rio.
A informação foi confirmada pelo Comitê Paraolímpico Internacional ao site do canal BBC. De acordo com a entidade, Pistorius está banido de seus eventos pelos próximos cinco anos -mesmo se ele for solto antes desse período.
Dessa forma, o atleta sul-africano, que está com 27 anos, só poderá participar de uma Olimpíada novamente em 2020, em Tóquio, no Japão, quando estará com 33 anos.