Parlamentares da oposição protocolaram nesta quarta-feira (22) requerimento de convocação da senadora e ex-ministra da Casa Civil Gleisi Hoffmann para prestar depoimento à CPI mista da Petrobras, assim como também de seu marido, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo (PT). O PT também apresentou requerimento de convocação, para tentar levar à CPI o presidente do PSDB e candidato à Presidência, Aécio Neves,  e outros dois paranaenses, o deputado federal Luiz Carlos Hauly e o senador Alvaro Dias, ambos do PSDB.

O deputado Carlos Sampaio (PSDB- SP) protocolou nesta terça-feira (21) pedido de convite a Gleisi e também ao seu marido, ministro das Comunicações Paulo Bernardo – por se tratar de convite, eles podem recusar. Segundo o jornal, Costa teria dito que Bernardo, então ministro do Planejamento durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, teria recebido o dinheiro endereçado à campanha da petista.

Nesta quarta-feira, o PT também protocolou requerimento de convocações de dirigentes do PSDB, entre as quais a do presidente nacional da legenda e candidato à Presidência da República Aécio Neves.
O requerimento de convocação do presidenciável, assinado pelo deputado Afonso Florence (PT-BA), cita depoimento prestado por Leonardo Meirelles, suposto testa de ferro de Alberto Youssef nas indústrias farmacêuticas Labogen. À Justiça Federal de Curitiba, Meirelles disse que o doleiro mantinha negócios com o PSDB e com o ex-presidente nacional do PSDB Sérgio Guerra, morto em março.

Nesta quarta, o advogado de Youssef, Antônio Figueiredo Basto, negou que o doleiro tenha negociado com Guerra ou com outro político do PSDB. Ele pediu à Justiça Federal uma acareação entre seu cliente e Leonardo Meirelles. O juiz Sergio Moro, que cuida da Operação Lava Jato, ainda não se pronunciou se aceita ou não a solicitação.
Florence, no requerimento, argumenta que o depoimento de Aécio Neves, na condição de presidente do PSDB, é “fundamental” para elucidar “atos de corrupção que foram efetivamente praticados”. “Ao mesmo tempo em que possibilitará ao depoente defender a agremiação que preside”, completou o deputado.
saiba mais

O petista também protocolou pedidos de convocação do tesoureiro do PSDB, Rodrigo de Castro; do tesoureiro da campanha presidencial do partido em 2010, José Gregori; do deputado federal Luiz Carlos Jorge Hauly (PR) e do senador Álvaro Dias (PSDB-PR). A convocação dos parlamentares se deve à declaração de Meirelles de que ele teria ouvido, durante conversa telefônica, Youssef citar um outro parlamentar tucano da mesma região do doleiro, casos dos paranaeses Hauly e Dias.