SÃO PAULO, SP – A Polícia Civil afirmou nesta quinta-feira (23) que já identificou quatro suspeitos de participação no incêndio de um ônibus, no último sábado (18), na Vila Jaraguá, na zona norte de São Paulo. O motorista do coletivo, John Carlos Brandão, teve mais de 70% do corpo queimado e morreu na noite de quarta-feira (22).
Segundo a Secretaria de Segurança Pública, um dos suspeitos de participação no crime já foi indiciado. Além disso, o secretário de Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, determinou que sejam pedidas as prisões dos envolvidos.
O incêndio ocorreu na estrada Turística do Jaraguá, após o veículo ter sido parado por um grupo de oito pessoas, que atearam fogo ao ônibus.O veículo fazia a linha (Jaraguá-Vila Madalena) e teve perda total, segundo a SPTrans. A polícia não soube informar a razão do ataque.
Após a morte de Brandão, um grupo de motoristas e cobradores de ônibus fizeram um protesto, na tarde desta quinta, fechando quatro terminais da capital paulista por cerca de uma hora. Foram fechados os terminais Lapa, Cachoeirinha, Pirituba e Casa Verde. Não houve nenhum registro de tumulto durante o ato.
A Secretaria de Segurança Pública afirmou que as investigações de casos de ataques a ônibus têm sido intensificadas e já resultaram na identificação de 140 autores, dos quais 78 foram presos no Estado de São Paulo até o mês de junho. Segundo a SPTrans, 114 ônibus foram incendiados desde janeiro e 759 foram depredados.