A defesa do doleiro Alberto Youssef pediu que o doleiro seja dispensado do depoimento marcado para a próxima quinta-feira (23) na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Petrobras, no Congresso Nacional. Os advogados de Yousseff encaminharam uma petição à Brasília (DF) para que a CPMI desconvoque o doleiro.

O advogado Antônio Figueiredo Basto afirma que o cliente deve ficar em silêncio e a reunião seria improdutiva. Mesmo que a sessão seja secreta, as perguntas dos membros da CPMI não seria respondidas. A gente espera que a sessão seja suspensa e remarcada para quando houver terminado a investigação aqui (em Curitiba) e a homologação pelo Supremo Tribunal Federal, espera.

O doleiro já assinou um acordo de delação premiada para o Ministério Público Federal em um processo que corre em segredo de Justiça. Os promotores estão reunindo provas para abrir novos processos contra supostos envolvidos no esquema de lavagem de dinheiro, evasão de divisas e formação de quadrilha que teria desviado recuros da Petrobras.

A audiência foi convocada pelo presidente da CPMI, o senador Vital do Rêgo, do PMDB da Paraíba. O senador deve se reunir com membros da comissão para definir se cancelam a convocação. Caso a CPMI mantenha a convocação, o doleiro deve ser escoltado pel Polícia Federal em uma operação que envolve um jato e dezenas de agentes federais.