SILAS MARTÍ
SÃO PAULO, SP – Nomeado nesta semana como novo diretor artístico da Pinacoteca do Estado de São Paulo, Tadeu Chiarelli diz que ainda está conhecendo as estruturas internas do museu, mas adiantou que planeja priorizar as áreas de pesquisa da instituição e contemplar sua coleção de arte contemporânea.
Chiarelli deixou em abril a direção do Museu de Arte Contemporânea da USP, onde priorizou artistas jovens ainda em ascensão no circuito, e desde maio integra um dos conselhos da Pinacoteca. Em entrevista, ele diz que foi surpreendido pelo convite para dirigir a instituição, substituindo Ivo Mesquita, que deixa o cargo em fevereiro do ano que vem.
“Nada dava a entender que haveria uma transformação efetiva na condução do museu”, diz Chiarelli. “Foi uma surpresa esse convite. É muito recente mesmo, fui convidado na sexta-feira da semana passada. Mas é um desafio interessante.”
Crítico de arte e professor do departamento de artes plásticas da Universidade de São Paulo, Chiarelli planeja integrar melhor as áreas de pesquisa da Pinacoteca. “Vou orientar e discutir com a equipe de curadores a condução dessas pesquisas de acervo”, afirma. “Gostaria de ter mais tempo para me familiarizar com o andamento das pesquisas, já que é delas que brotam as exposições.”
É um esforço, no entanto, que terá resultados mais a longo prazo, já que a programação da Pinacoteca está definida para o ano que vem e alguns projetos estão encaminhados para 2016. Ou seja, num primeiro momento, Chiarelli vai se encarregar de executar um programa já definido.