O desembargador Paulo Roberto Vasconcelos foi eleito ontem presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR). Ele venceu a eleição no segundo turno, com 68 votos, contra 45 do desembargador Jorge Wagih Massad. Vasconcelos assume o cargo para o biênio 2015/2016, em substituição ao atual presidente, desembargador Guilherme Luiz Gomes. No primeiro turno, 113 dos 120 desembargadores do TJ paranaense votaram. Vasconcelos teve 49 votos, Massad 34, e o desembargador Luiz Carlos Gabardo 30.
Vasconcelos – que era vice-presidente do órgão – já assumiu interinamente o comando do Judiciário do Estado em 2013, após o afastamento do ex-presidente Clayton Camargo e antes da eleição de Gomes – em outubro. O novo presidente do TJ ingressou na magistratura há 30 anos, tendo atuado em Guarapuava, Pitanga, Palmital, Prudentópolis, Clevelândia, Rebouças, Paranaguá, Guaratuba, Tomazina e Foz de Iguaçu. Passou a atuar em segundo grau em 1996, como juiz substituto, se tornou juiz do Tribunal de Alçada em 2002, e foi nomeado desembargador em 2005. Presidiu ainda a Associação dos Magistrados do Paraná entre 2006 e 2007.
Também ontem, o desembargador Renato Braga Bettega foi eleito 1ª vice-presidente e o desembargador Fernando Wolff Bodziak, para 2º vice-presidente. Para o cargo de corregedor-geral da Justiça foi eleito o desembargador Eugênio Achille Grandinetti. Já o desembargador Robson Marques Cury foi eleito corregedor da Justiça.
Para as quatro vagas do Conselho da Magistratura foram eleitos os Desembargadores Fábio Haick Dalla Vecchia, Abraham Lincoln Merheb Calixto, Maria Aparecida Blanco de Lima e Mario Helton Jorge. Os novos dirigentes do Judiciário Estadual tomam posse oficial e solenemente no dia 2 de fevereiro.