Claudinei Oliveira entrou no Top 10 dos técnicos do Atlético Paranaense na Era dos Pontos Corridos. Desde 2003, quando o Campeonato Brasileiro passou a ser disputado no atual formato, o clube teve 22 treinadores somente nessa competição. O levantamento não considera a segunda divisão – disputada pelo time em 2012.
O melhor desempenho nesse período foi de Evaristo de Macedo, que somou 67% dos pontos disputados na reta final do campeonato de 2005. Claudinei aparece em oitavo lugar, com 49% – sete vitórias, um empate e sete derrotas. Os piores números são de Edinho Nazareth, com três jogos e três derrotas em 2005, e de Adilson Batista, com apenas um ponto em seis rodadas em 2011.
Em 2014, as principais qualidades do trabalho de Claudinei, porém, não aparecem nos resultados. O desempenho da equipe tem apresentado um salto de qualidade a cada pausa no calendário. Quando assumiu o time, em setembro, o técnico sofreu nas primeiras rodadas com pouco tempo para treinar – semanas com dois jogos. Quando surgiram as semanas com um jogo, o Atlético reagiu no Brasileirão.
Claudinei estreou na última rodada do 1º turno. Em pouco tempo, conseguiu reorganizar o sistema defensivo. O time terminou o 1º turno com a segunda defesa mais vazada – 26 gols sofridos em 19 jogos. No returno, a equipe tem a segunda defesa menos vazada – 12 gols em 14 partidas.
O técnico também mostrou competência para trabalhar com jogadores jovens. Escalou veteranos em funções-chave da equipe para não sobrecarregar os novatos.
História – Contando toda a história do Campeonato Brasileiro, desde 1971, o técnico do Atlético com melhor aproveitamento em uma edição foi Geninho, com 77,8%, em 2001 – ano do título nacional.
Na Era dos Pontos Corridos, o recordista de jogos pelo clube foi Antonio Lopes, com 78 partidas. Ele comandou o time nas edições de 2005, 07,09 e 11.