Gibraltar é um pequeno pedaço de terra com pouco mais de 30 mil habitantes. Pertence à Inglaterra e disputa, pela primeira vez, as Eliminatórias da Eurocopa. Nesta sexta-feira (14), a equipe, com vários jogadores amadores, enfrentou a poderosa Alemanha, atual campeã mundial, pela quarta rodada das eliminatórias da Eurocopa. Placar final: 4 a 0 para os alemães, em Nuremberg. Palavras de jogadores de Gibraltar: podemos dizer que somos melhores que o Brasil.

Quem disse isso foi o goleiro – profissão: bombeiro – Jordan Perez, da recém-formada seleção europeia. Ele lembra que foi menos do que os 7 a 1 sofridos pela seleção brasileira diante da Alemanha nas semifinais da última Copa do Mundo.

Parte dos jogadores de Gibraltar não é profissional. Além de Perez, fazem parte do time dois policiais e um oficial da alfândega. Três dos jogadores são irmãos. Perez não jogou. Ficou na reserva de Jamie Robba, a quem coube buscar três bolas na rede no primeiro tempo – Müller marcou duas vezes com 28 minutos de bola rolando e Götze fez 3 a 0 aos 38. Até o fim do primeiro tempo, o placar foi mais econômico que os 5 a 0 impostos pela Alemanha ao Brasil na etapa inicial do duelo pela Copa do Mundo.

O último gol sai aos 22 do segundo tempo, e foi marcado por Santos, contra.

Apesar da festa pela goleada de pouco, Gibraltar é a lanterna do grupo D. Nos outros jogos, foi surrada duas vezes por 7 a 0 e outra por 3 a 0. O grupo ainda tem Geórgia, Escócia, Polônia (líder da chave, à frente da Alemanha) e Irlanda.