Para a delegada titular da Delegacia da Mulher, Daniela Correia Antunes Andrade, toda tentativa de autodefesa é positiva. O que não pode acontecer, porém, é a pessoa sair achando que é um Super-Homem (ou uma Mulher Maravilha). Todas as pessoas tem o direito de tentar se defender da melhor forma possível, mas cada um deve analisar o caso concreto. Não adianta a mulher ter feito um curso de autodefesa e o cara estar armado. Ela tem de analisar se tem como desarmas — e dificilmente tem como. Apesar dela estar preparada para se defender de um agressor, o fato dele estar armado já a coloca em situação de inferioridade, pontua.
Em situações extremas, porém, medidas extremas podem ser necessárias. E é aí que uma preparação adequada pode fazer a diferença. Vamos dizer que está você e a sua esposa e um cara na entrada de um bar resolve atacar você. Não tem saída, ou você se defende ou ele vai bater em você e estuprar sua mulher.
O Krav Magá serve para isso. Nós não incentivamos ninguém a reagir, mas deixamos preparado para quando for necessário reagir, explica o instrutor Gerson, ressaltando ainda que é importante, antes de começar a treinar, o aluno buscar informações sobre a academia onde irá praticar, sobre quem dá aula. Você está escolhendo algo para sua vida, para se defender. Então pesquise, faça um levantamento, alerta.