SÃO PAULO, SP – O Partido da Independência do Reino Unido (Ukip, sigla em inglês) obteve nesta sexta-feira (21) sua segunda cadeira no Parlamento britânico, em eleição antecipada para um mandato-tampão até 2015. É a segunda vitória do partido em pleitos britânicos antecipados em pouco mais de um mês, o que aumenta a preocupação dos rivais do Partido Conservador, do primeiro-ministro David Cameron, para as eleições parlamentares do ano que vem.

Assim como na primeira cadeira, o integrante do Ukip escolhido é um ex-conservador. Mark Reckless deixou a agremiação governista em setembro e se reelegeu no condado de Rochester and Strood, no sul da Inglaterra, com 42% dos votos.

A vitória ocorreu mesmo com intensa campanha dos conservadores, mas sua candidata, Kelly Tollhurst, obteve 35% dos sufrágios. O terceiro colocado foi o trabalhista Naushabah Khan, que teve 16%. Após o anúncio dos resultados, o deputado pediu aos eleitores que façam do Ukip um partido chave nas próximas eleições parlamentares, como uma forma de “manter o equilíbrio do poder”.

O partido antieuropeu obteve seu primeiro assento no Parlamento em outubro, com o também ex-conservador Douglas Carswell. O partido defende forte controle sobre a imigração no Reino Unido, assim como a saída dos britânicos da União Europeia.