ELTON BEZERRA
SÃO PAULO, SP – Um grupo de sem-teto ligado ao MSTS (Movimento Sem Teto de São Paulo) invadiu no último final de semana um edifício no centro de São Paulo que seria destinado a membros de outro movimento popular por moradia, a Unificação das Lutas de Cortiços.
Localizado na rua Conselheiro Crispiniano, próximo ao Theatro Municipal, o prédio era do INSS. Ele fazia parte do patrimônio da União e foi doado para o programa habitacional Minha Casa, Minha Vida.
Sua reforma custou R$ 5,4 milhões, de acordo com a Caixa Econômica Federal. As obras estavam em fase final e as 72 unidades habitacionais seriam entregues em dezembro para famílias com renda mensal de até R$ 1,6 mil.
Em nota, a CEF informou que entrou com ação de reintegração de posse na quarta-feira (19) e que acionou a Polícia Militar. A Caixa disse também que a responsabilidade pela segurança do empreendimento é da construtora e a seleção e indicação dos beneficiários compete à prefeitura. Procurados pela reportagem, os dirigentes das associações não foram localizados.