SÃO PAULO, SP – O nível dos principais reservatórios de São Paulo voltou a cair nesta segunda-feira (24) mesmo após as chuvas dos últimos dias.
O que opera com índices mais críticos, segundo dados da própria Sabesp, é o reservatório do Alto Tietê com 5,9% de sua capacidade. No domingo (23), o manancial tinha 6,1%, O reservatório atende a 4,5 milhões de pessoas.
A situação também é ruim no Cantareira que tem 9,4% já usando a segunda cota do volume morto.
O índice do sistema não sobe há 222 dias. A última vez que registrou alta foi em 16 de abril. O reservatório perdeu 0,1 ponto percentual de domingo para esta segunda-feira assim como o Guarapiranga que tem 32,2%.
A primeira etapa do volume morto tinha 182,5 bilhões de litros e começou a ser utilizada em 12 de julho. Já a segunda etapa do volume morto é menor e tem 105 bilhões de litros de água. O sistema atende a 6,5 milhões de pessoas. O Guarapiranga atende cerca de 4,9 milhões de pessoas.
A Somar Meteorologia prevê chuva no fim desta tarde e nos próximos dias na região do Cantareira. Em novembro, o sistema acumulou 100,2 milímetros de chuva, abaixo da média histórica que é de 161,2 milímetros.