A comunicação continua sendo um desafio nas relações interpessoais da maioria  das organizações. Da qualidade desta comunicação dependem todos os outros desdobramentos, incluindo o resultado financeiro da empresa. Em livro recém-lançado pela consultora Sulamita Mendes, intitulado As Sutilezas e o Óbvio da Comunicação Corporativa (Editora InVerso), a especialista defende que comunicação não é o que se fala, mas o que o outro compreende a partir dessa fala.


Integração
Segundo ela, hoje a velocidade e o fluxo de comunicação são muito intensos e não se restringe a uma área da empresa, porque constantemente todos se comunicam. Comunicação é tudo e é responsabilidade de todos, não somente de uma área da organização. Deve ser entendida a partir de uma perspectiva integrada, pois não é produtivo um departamento se comunicar por meios diferentes daquele outro que também faz parte da organização, sem uma identidade com o posicionamento da empresa e com sua política de comunicação, conta Sulamita em um dos trechos do livro.


Organização em rede
Nesse conjunto estratégico, ampliar as formas de comunicação dentro do ambiente corporativo é uma busca constante das empresas. A grande aceitação das redes sociais no cotidiano das pessoas abre novas possibilidades para interações diferenciadas também dentro do ambiente de trabalho. As redes sociais têm, no mundo, mais de 750 milhões de usuários, número que mostra o interesse das pessoas por essa forma de relacionamento. Diante disso, o segmento empresarial aposta em soluções que recriam em ambientes fechados as características desses fenômenos mundiais, permitindo uma interação diferenciada além da já estabelecida com uso do e-mail.


Compartilhamento
De acordo com a gerente de marketing da SOFHAR Gestão&Tecnologia, Vanessa Palomo, as redes sociais corporativas buscam criar ambientes de compartilhamento de informações relevantes para a empresa de uma forma mais interativa e alinhada ao modelo de comunicação difundido pela internet. O layout é muito parecido com o que as pessoas já usam no Facebook, por exemplo. O conceito de compartilhamento é o mesmo, assim como as demais formas de interação. Isso facilita a inserção da ferramenta no cotidiano da empresa, reflete.


Facilidades para empresas
Nas redes sociais corporativas, os grupos relacionados à empresa podem abrir fóruns de discussão sobre assuntos diversos, além de curtir e comentar atividades de todos os participantes. Mais que isso, o grande diferencial é a possibilidade de compartilhamento de arquivos. Assim, as pessoas tem acesso exatamente ao mesmo conteúdo em qualquer lugar e a qualquer tempo, sem ter que se preocupar com backup das informações de e-mail ou servidores. Essa é uma forma de envolver os colaboradores de uma forma diferenciada, mostrando para eles novas possibilidades dentro de um mesmo espaço, garante Vanessa.


Pertencimento
Hoje, alinhadas com o crescimento do uso de soluções na nuvem para o mercado corporativo, as redes sociais também podem servir como ferramenta de integração para diferentes equipes e sedes de uma mesma corporação. Essa é uma solução que pode ajudar e muito o setor de RH e Marketing, pois é um canal de informação direto, sem interferências e que pode contribuir para disseminação de informações importantes, união e conhecimento das equipes, além de um sentimento de pertencimento, por meio de campanhas de venda e incentivo, ou ainda de valorização profissional. São muitas as facetas que podem ser exploradas por meio das redes sociais corporativas, atendendo todos os setores de uma organização, defende Vanessa.

 


Curtas

* O Clube Curitibano homenageia no dia 28 de novembro, no Salão Azul, os 83 associados que completaram meio século de vida associativa. São nomes que fazem parte da vida do clube e do Paraná. Na oportunidade, o  presidente do Clube Curitibano, José Antonio Baggio, vai fazer a entrega solene do diploma de Sócio Barão, um reconhecimento em referência ao fundador do Clube, o Barão do Serro Azul.

* Nos dias 27 e 28 de novembro, cardiologistas do Brasil e do mundo se reúnem em Curitiba para o 14º Cardiointerv (Simpósio Internacional de Cardiologia Intervencionista). O ponto alto do simpósio serão os stents bioabsorvíveis, utilizados na Europa desde 2011, mas que foram liberados em setembro pela ANVISA para comercialização no Brasil.

* Até o dia 24 de dezembro, o Shopping Total traz uma arena com a temática do filme Pinguins de Madagascar. O espaço exclusivo terá atrações como labirinto de gelo, quebra-cabeça gigante e cama elástica para crianças de 3 a 10 anos. 

* Empório e distribuidora de águas e bebidas do Estado investe em variedade de produtos, agilidade na entrega a domicilio, além do aluguel de equipamentos para churrascos e eventos. No bairro Água Verde há mais 15 anos, o empreendedor Francisco Alves aposta aumento das vendas com os novos moradores que o bairro está recebendo. Av dos Estados, 406- 41 3329-5822

 


Frase
Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende. Não há sucesso no que não se gerencia.
(W.E.Deming)