JOÃO ALBERTO PEDRINI E THOMAZ FERNANDES
RIBEIRÃO PRETO, SP – O número de furtos registrados em Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo) aumentou pelo 10º mês seguido, em setembro.
É o que mostra a estatística da criminalidade divulgada nesta segunda-feira (27) pela Secretaria de Estado da Segurança Pública.
Nenhum outro crime subiu tantas vezes consecutivas na cidade. Em setembro deste ano, foram 1.107 casos de furtos, ante 1.089 no mesmo mês de 2013 – 2% a mais.
Os furtos no município de Ribeirão Preto começaram a subir em dezembro do ano passado. Desde então, o índice não parou de aumentar.
Para a Polícia Civil, o aumento é resultado das denúncias.
No acumulado do ano, houve alta nos registros de roubos de veículos, roubos e furtos. Quedas foram registradas nos casos de homicídio e furtos de veículos.
Ricardo Alves de Macedo, coordenador das comissões de Direito Criminal e Militar da OAB de Ribeirão e ouvidor da Guarda Municipal, disse que o aumento de furtos reflete a falta de um efetivo policial maior na cidade, principalmente da Polícia Militar.
“Não temos números de policiais suficientes [para diminuir o número de crimes]”, afirmou, acrescentando que são cerca de 1.300 PMs hoje na cidade, sendo 1.000 só para patrulhamento de rua.
O ideal, de acordo com ele, seriam 3.000, baseado em cálculo da ONU (Organização das Nações Unidas).
O aumento do efetivo policial por meio do Degem, na opinião de Macedo, não resolve o problema.
“É preciso contratar de forma efetiva. Nesse sistema [Degem] o policial atua quando deveria estar de folga. Isso causa desgaste. Lá na frente ele vai ficar doente. Ajuda, mas não é o ideal”, afirmou.
CASOS
A quantidade de furtos tem assustado moradores e comerciantes de Ribeirão.
O gerente de uma loja de equipamentos de som no bairro Campos Elíseos relatou que o estabelecimento foi atacado por criminosos duas vezes no mês passado e novamente, no início deste mês.
Rodrigo Ribeiro afirmou que em duas oportunidades os ladrões conseguiram levar R$ 15 mil em mercadorias, não recuperadas. Ele contou que reforçou o portão, retirou os produtos da vitrine da loja e tomou outras medidas para aumentar a segurança dele e do seu comércio.
Na região de Ribeirão Preto, que engloba 93 municípios sob a responsabilidade do Deinter 3 (Departamento de Polícia Judiciária do Interior), os crimes que mais cresceram no ano foram roubo de veículo, roubo comum e furto de veículo.
Apresentaram queda nos indicadores, entre janeiro a setembro, os casos de latrocínio, homicídio e furto.
Só no mês de setembro, em Ribeirão, houve aumento nos casos de roubos (11%) e furtos (2%), mas diminuição nos crimes de homicídio (-33%) e roubos e furtos de veículos.