THAIS FASCINA, ENVIADA ESPECIAL
ADAMANTINA, SP – Ao menos mil pessoas protestaram na noite deste sábado (6) em Adamantina, a 600 km da capital paulista, contra a transferência do padre Wilson Luís Ramos, que afirma ter sido vítima de episódios racistas.
O ato foi feito em frente à igreja matriz de Santo Antônio de Pádua, depois de missa ministrada pelo padre. Os manifestantes, vestidos de preto, carregavam velas e cartazes com frases como “não ao preconceito, não ao racismo”.
Primeiro negro à frente da igreja matriz do município, o padre conta que, desde que assumiu a função, há quase dois anos, precisa lidar com o preconceito de uma parte dos fiéis de Adamantina.
Após consultas populares, o bispo da Diocese de Marília, dom Luiz Antonio Cipolini, decidiu transferir o padre, em razão da “divisão” da comunidade, para o Santuário Nossa Senhora de Fátima, na cidade de Dracena (SP).
Na missa deste sábado (6), o padre disse que cumpriu seu papel em Adamantina. “A comunidade é nossa. Tratem bem o padre que chegar e receber as pessoas de braços abertos, mesmo se tiverem feito algo de mal”, afirmou.
No lugar do padre, que deixará Adamantina no dia 14 de dezembro, assumirá o padre Rui Rodrigues da Silva.
Em entrevista à Folha de S.Paulo, Ramos disse que não concorda com a posição do bispo, mas respeita. “Não é o que eu desejo, gostaria de mais diálogo e uma conciliação”.
Em padarias, praças e conversas de portão, o principal assunto na cidade de 35 mil habitantes continua sendo a transferência do padre.
“Eu gosto dele, ate assinei o abaixo assinado. Eu sou evangélica, mas não admito racismo. Todo mundo da minha igreja assinou”, afirma Nadir Justino, moradora de Adamantina que participava do ato.
Desde terça-feira (2), mais de 8 mil pessoas assinaram um abaixo-assinado para tentar revogar a decisão do bispo. O objetivo é reunir 20 mil assinaturas.
A reportagem entrou em contato com a Cúria da Diocese de Marília durante toda a semana, mas o bispo dom Luiz Antonio Cipolini não atendeu nenhuma ligação.
TV APARECIDA
Sem saber da decisão tomada pelo bispo sobre a transferência do padre Wilson de Adamantina, o apresentador do programa “Em Frente”, da TV Aparecida, padre Pedro Cunha disse nesta quinta-feira (4) que, caso a saída do padre seja aceita, dom Luiz Antonio Cipolini estaria “legitimando o preconceito”.
“O senhor pense bem porque se tirar esse padre pode legitimar o preconceito. Quem sou eu para dar conselhos para um bispo, mas eu quero dizer que o padre pode contar com as minhas orações pessoais”, afirmou Cunha.
O programa é transmitido ao vivo e a pergunta sobre o caso de Adamantina foi feita por uma telespectadora.
Diferentemente de outros programas da emissora, a TV Aparecida se recusou a colocar o conteúdo na internet. Uma produtora que trabalha com o padre Cunha disse que a TV decidiu não divulgar o vídeo para não causar “intrigas” neste caso.