SIDNEY GONÇALVES DO CARMO
SÃO PAULO, SP – Após o Cantareira, a Sabesp (companhia de abastecimento do Estado de São Paulo) começou a usar neste domingo (14) volume adicional para ampliar a capacidade do sistema Alto Tietê, um dos seis reservatórios que abastece a região metropolitana de São Paulo.
A Sabesp afirmou que obteve autorização do Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica de São Paulo) para “captar mais 39,46 milhões de metros cúbicos” da represa Ponte Nova, em Salesópolis, um dos mananciais que forma o sistema Alto Tietê. Além da Ponte Nova, completam o sistema Alto Tietê as represas Paratinga, Biritiba, Jundiaí e Taiaçupeba.
Neste domingo, segundo a Sabesp, o Alto Tietê opera com 4,2% de sua capacidade –queda de 0,1 ponto percentual em relação ao dia anterior. Com a adição, o reservatório passa a ter agora 10,7% de sua capacidade –desde o dia 19 de novembro que o sistema não operava com dois dígitos de capacidade.
A medida vai garantir o abastecimento de água para quase 4,5 milhões de pessoas na região leste da capital paulista e da Grande São Paulo. A Sabesp informou ainda que esse acréscimo de volume não necessita de bombeamento, sendo “possível a retirada através da descarga normal”.
O reservatório estava em uma situação crítica. De acordo com especialistas, o Alto Tietê dependia de chuva intensa em dezembro para não entrar em colapso em janeiro, antes mesmo do Cantareira.