O teto retrátil da Arena da Baixada, que era para ficar pronto na Copa do Mundo e depois foi prometido para o fim deste ano, tem novo prazo para inauguração: até 10 de março. Assim disseram nesta terça-feira (16), em entrevista coletiva, os responsáveis pela obra no estádio do Atlético. Eles aproveitaram a ocasião para rebater a empresa contatada para o serviço, a Lanik.

Estavam presentes Luiz Sallim Emed, vice-presidente do Atlético Paranaense; Luiz Volpato, diretor de Projetos e Construções do CAP; Augusto de Fonseca, diretor de Engenharia da CAP S/A; Marcelo Zambon, responsável técnico da obra; e Luiz Fernando Pereira, advogado da CAP S/A.

Na última sexta-feira, a Lanik pediu o embargo da obra ao Ministério do Trabalho, alegando irregularidades. O responsável pelo pedido foi o diretor César França. Ontem, Volpato apresentou todo o cronograma da montagem e também os contratos com a empresa. Segundo ele, a empresa pediu, sem justificativas, aumento de valor dos contratos com a CAP S/A para supervisão da montagem do teto retrátil.

Pelo contrato, datado de 2013, o valor original para supervisão da montagem era de 94 mil euros. Segundo a Lanik, esse valor foi orçado antes da Copa do Mundo e sob as condições de que o teto seria instalado por dentro do estádio, que ainda estava em obras. Mas a instalação foi postergada para que o estádio ficasse pronto até março de 2014, para receber a Copa do Mundo. Tudo teve que ser feito por fora do estádio, agora pronto. E a Lanik diz que o novo valor da operação é de 418 mil euros.

O Atlético contestou esses valores. “Só restou ao Atlético buscar na justiça o valor justo. A Justiça definiu que o valor deveria persistir em 94 mil euros e instituiu uma multa diária caso a empresa não completasse a obra”, falou Emed.

Sobre as supostas irregularidades – entre elas, a denúncia de que o teto retrátil corria risco de cair -, os dirigentes negaram tudo. “O Atlético vai responsabilizar a Lanik pelas levianas declarações do sr. César França. O Atlético tem documentos que segue todas as normas técnicas”, falou Volpato. “A segurança sempre foi e continuará sendo de primeiro plano nesta obra”, disse Luiz Sallim Emed. “Nós temos o compromisso com a verdade e o porta-voz da empresa Lanik nos obriga a desfazer um rol de inverdades. Ele não imagina o mal que está fazendo, porque denigre a instituição Atlético” completou.

Com todo esse imbróglio, o prazo prometido para a estrutura estar 100% pronta ficou para março. “O cronograma depende essencialmente do clima, esse que define. Temos uma expectativa de até o dia 15 de janeiro concluir a subida de toda a estrutura metálica”, disse Volpato. “Eles (Lanik) se comprometeram a voltar na primeira semana de fevereiro. Então o cronograma hoje está em 5 ou 10 de março, para a conclusão”, finalizou.

NA ARENA

Copa do Brasil
Um sorteio na sede da CBF, ontem, definiu o adversário do Atlético na Copa do Brasil 2015. Na primeira fase da competição, o Furacão encara o Remo (PA). O vencedor do confronto enfrenta, na fase seguinte, o ganhador de Tupi (MG) x Alecrim (RN).

Júnior Barros
O atacante Júnior Barros retornou o Atlético. Ele até assinou um pré-contrato de três anos com o clube. O Jogador estava emprestado ao Icasa (CE).