ÁLVARO FILHO
RECIFE, PE – O apagão que atinge parte da região metropolitana do Recife desde a noite desta quarta-feira (17) provocou interrupção no metrô, obrigando passageiros a caminharem sobre os trilhos para seguirem seu caminho. Parte do sistema permanece sem funcionar na manhã desta quinta (18).
O problema no metrô ocorreu porque um cabo de alimentação de energia elétrica despencou sobre os trilhos após um curto-circuito em uma subestação da Chesf (Companhia Hidroelétrica do São Francisco), estatal responsável pela distribuição de energia na região Nordeste.
O cabo caiu próximo à estação Alto do Céu, na região oeste da capital pernambucana, obrigando a interrupção total dos quatro ramais do transporte na noite de quarta.
O ramal Camaragibe, que liga Recife ao Terminal Integrado de Passageiros, na região metropolitana, permanece sem funcionar na manhã desta quinta. Os outros três ramais do metrô reabriram às 6h30, com 30 minutos de atraso.
Segundo a Metrorec, operadora que administra o sistema, não há previsão para normalização.
CURTO-CIRCUITO
O apagão na região metropolitana do Recife foi causado por um curto-circuito em uma subestação da Chesf na noite de quarta-feira, segundo a estatal.
A falha ocorreu às 23h53 (de Brasília) em uma subestação no bairro do Bongi e provocou a queda de energia em uma segunda subestação, a de Joairam, ambas na região oeste do Recife. A companhia ainda não sabe o que causou o curto-circuito que provocou o apagão.
Segundo a Chesf, a distribuição de energia começou a ser restabelecida gradativamente 25 minutos após o curto-circuito. A companhia afirma que 1 hora e 12 minutos após a interrupção, o fornecimento havia sido restabelecido.
Na manhã desta quinta, contudo, bairros da região oeste do Recife ainda estavam sem energia em casa. O problema ocorre porque a interrupção também causou falhas na retransmissão, de responsabilidade da Celpe (Companhia Energética de Pernambuco).
Segundo a companhia, 500 mil clientes foram atingidos pelo apagão, no Recife e nos municípios vizinhos de Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata.
Em nota divulgada na manhã de quinta, a Celpe afirma que ainda não há previsão para o restabelecimento total da distribuição de energia.