RIO DE JANEIRO, RJ – A Polícia Federal investiga um esquema que teria desviado dinheiro público da Prefeitura de Itaguaí, região metropolitana do Rio.
Nesta quinta-feira (18), agentes da PF cumprem 11 mandados de busca e apreensão e 5 mandados de condução coercitiva -quando a pessoa não é presa, mas é obrigada a prestar depoimento.
Desde o início de manhã, a PF deu início às buscas pelos suspeitos de participação em licitações fraudulentas e contratação de funcionários fantasmas.
O prejuízo causado pela quadrilha aos cofres da prefeitura é estimado em R$ 10 milhões por mês. Segundo a investigação da PF, o líder do grupo seria o próprio prefeito do município, Luciano Mota (PSDB-RJ), que também está sendo procurado pelos agentes.
Nesta ação, batizada de Operação Gafanhoto, a equipe da PF ainda pretende apreender documentos e bens supostamente adquiridos com o dinheiro desviado pela quadrilha.
Em setembro, em uma primeira fase da operação, a Polícia Federal já havia apreendido uma Ferrari, avaliada em R$ 1,5 milhão, usada pelo prefeito para circular pelas ruas de Itaguaí.