Futebol e manobras radicais. A dobradinha movimentou Curitiba da sexta-feira até ontem, quando a cidade recebeu três eventos de Futebol Freestyle. O 4º Campeonato Brasileiro, o 2º Latino-Americano e a primeira edição do Latino-Americano Feminino aconteceram simultaneamente no Memorial de Curitiba, com a participação de cerca de 100 atletas, entre os principais nomes do ranking nacional, latino-americano e mundial.

Foi a primeira vez que a cidade, sede da Federação Nacional do esporte, recebeu o evento que é classificatório para o F3 World Tour 2015 (F3WT), Mundial de Freestyle que leva os 16 principais do ranking para campeonatos em 8 cidades do mundo. Os atletas top estiveram em Curitiba, inclusive as garotas que pela primeira vez tiveram um merecido campeonato exclusivo para elas, disse Alceu Natal Neto, criador e atual presidente da Federação Brasileira de Freestyle e vice-presidente da Federação Internacional.

As competições aconteceram em várias batalhas eliminatórias entre dois competidores, ao som de um DJ e um MC. Cada atleta teve três minutos para suas manobras antes de passar a bola para o concorrente, a cada 30 segundos. Divididos em vários grupos eles competiram simultaneamente até chegar aos vencedores, explicou o presidente da Federação.

Tradicional na Europa, onde é praticado há mais de 40 anos, no Brasil o Freestyle só chegou formalmente em 2005, mas desde então só faz crescer, atraindo cada vez mais admiradores e praticantes entre ambos os sexos. A criação da Federação foi um passo importante para o fortalecimento. É um esporte novo para nós ainda e que exige muito esforço. Por isso os praticantes são de baixa etária mais jovem, os treinos são de 6 a 8 horas diárias, diz Neto, lembrando que a profissionalização do esporte permitiu aos atletas viajar o Brasil e o mundo em campeonatos e shows.