A Coordenadoria de Defesa Civil do Paraná está monitorando as chuvas na Região Metropolitana de Curitiba e enviará alimentos, colchões, lonas e telhas para a população atingida. Relatório divulgado nesta segunda-feira (22) mostra que as fortes chuvas provocaram alagamentos em três municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC). O órgão estima que mais de 2,7 mil pessoas foram atingidas.

A situação mais crítica é em Rio Branco do Sul, onde 2,6 mil pessoas foram afetadas, sendo que 30 estão desalojadas. No município, a Rodovia dos Minérios (PR-092) está interditada entre os quilômetros 23 e 26 por causa de alagamentos.

Em Itaperuçu, foram afetadas 70 pessoas e em Almirante Tamandaré 20 pessoas estão desalojadas. Em Curitiba, a forte chuva provocou nesta manhã interrupção do fornecimento de energia para cerca de 20 mil pessoas.

O capitão Romero da Silva Filho, da Defesa Civil do Paraná, alerta para o risco de que outras cidades sejam afetadas. A expectativa é que a vasão do Rio Iguaçu dobre dos próximos dias, principalmente na região de União da Vitória. Com base nos dados históricos, já estamos nos preparando para prevenir danos maiores para a população. Já fizemos contato com a prefeitura e todas as medidas emergenciais estão sendo tomadas, disse ele.

Além de União da Vitória, alguns municípios do Litoral e dos Campos Gerais também estão em nível de alerta. Romero ressalta que, em caso de emergência a população, deve entrar em contato com a Defesa Civil. Em situação de risco à vida, deve-se comunicar o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193. Caso sejam apenas danos materiais, o telefone da Defesa Civil é o 199.