A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou a pouco um balanço nacional sobre acidentes e mortes no período de Natal. Do dia 20 a 25 de dezembro foram registrados em todo o País 3.258 acidentes, que deixaram 2.224 pessoas feridas e 183 mortes. 

Apesar da fatalidade, a PRF informa que no período deste ano houve redução de 51% no índice de acidentes graves (aqueles onde houve ao menos um ferido grave ou um óbito) em comparação ao ano passado, registrando o número de 3,25 acidentes graves por milhão de veículos em circulação. Com essa queda também foi registrada uma diminuição de 16% no índice de mortalidade nas estradas brasileiras, registrando um total de 2,1 mortes por milhão de veículos. 

Entre os fatores que podem ser elencados como contribuintes para a redução da gravidade das ocorrências de trânsito atendidas pela PRF estão o esforço na fiscalização, alcançando aproximadamente 127.000 pessoas fiscalizadas, e as
ações integradas de fiscalização em pontos considerados críticos.

No dia 12 de dezembro a PRF em parceira com outros órgãos e ministérios, lançou a Operação Rodovida — fruto da integração entre a Casa Civil, Ministérios da Justiça, Saúde, Cidades, Transportes e os órgãos estaduais e municipais — para reduzir as mortes no trânsito.

No período, a cada 63 testes de alcoolemia a PRF flagrou um condutor dirigindo sob a influência do álcool, resultando na retirada de circulação de 569 condutores embriagados.