SÃO PAULO, SP – Os 15 mil candidatos aprovados na primeira fase da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) começam no próximo domingo (11) a segunda etapa do vestibular. Serão três dias de prova.
Ao todo, 15.444 candidatos participam da segunda etapa, que acontece entre os dias 11 e 13 de janeiro, das 13h às 17h. A Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp) recomenda que os candidatos deve chegar com pelo menos uma hora de antecedência. Eles concorrem a 3.320 vagas em 70 cursos de graduação da instituição.
As provas serão aplicadas em Bauru, Brasília, Campinas, Guarulhos, Jundiaí, Limeira, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba.
A Comvest ressalta ainda que os candidatos devem ficar atentos aos locais das provas, já que eles não serão necessariamente os mesmos onde o candidato realizou a primeira fase. A comissão informa ainda que, em alguns casos, os estudantes também terão alteração na cidade em que fizeram a prova da primeira fase: quem fez em Sumaré fará em Campinas; quem fez em São Bernardo do Campo fará em Santo André, na Grande São Paulo; e quem fez em São João da Boa Vista fará em Mogi Guaçu. Confira aqui os locais de prova.
Todos os candidatos aprovados devem fazer todas as provas da segunda fase, independentemente do curso escolhido. No primeiro dia de prova, o candidato deverá levar uma foto 3×4 tirada em 2014, com nome e número de inscrição anotados no verso.
Cada uma das provas é composta por seis questões discursivas e terá duração de quatro horas. A saída do local de prova será permitida apenas após 2h30 do início. Além disso, os candidatos deverão escrever uma redação.
No primeiro dia, os candidatos terão de fazer a redação, formada por duas propostas de textos, além do prova de língua portuguesa e de literatura. No segundo dia, os estudantes farão as provas de matemática, história e geografia, enquanto que o último dia é reservado para as provas de física, química e biologia.
As provas de habilidades específicas para os cursos de arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais e dança, serão realizadas entre 19 e 22 de janeiro de 2015, em Campinas (a 93 km de São Paulo).
A primeira chamada será divulgada dia 2 de fevereiro. Os convocados deverão efetivar a matrícula não presencial nos dia 3 ou 4 de fevereiro, exclusivamente no site da Comvest, em formulário específico.
DESEMPENHO
No dia 6 de janeiro, a Unicamp, divulgou as notas da primeira fase do vestibular. Para saber o desempenho, os candidatos precisam acessar o site da Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp) e digitar seu número de inscrição e senha. Este ano, 70.947 candidatos fizeram a prova da primeira fase, realizada no dia 23 de novembro passado.
PRIMEIRA FASE
No dia 23 de novembro, os candidatos realizaram a primeira fase do vestibular, que registrou abstenção de 8% – maior índice nos últimos três anos. Dos 77.128 candidatos esperados, 6.199 não fizeram a prova que foi realizada em 20 cidades do Estado, além de Brasília. Os três maiores índices de abstenção ocorreram em Brasília (27,7%), Presidente Prudente (13,01%) e Santos (9,25%).
A prova da primeira fase foi composta por 90 questões de múltipla escolha, distribuídas da seguinte maneira: 14 questões de língua portuguesa e literaturas, 14 de matemática, 9 de história, 9 de geografia, 1 de filosofia, 1 de sociologia, 10 de física, 10 de química, 10 de biologia, 8 de inglês, além de 4 questões interdisciplinares.
Para professores de cursos preparatórios ouvidos pela Folha, a primeira fase foi mais ampla, conceitual e antenada aos temas da atualidade. A crise hídrica que afeta o Sudeste, as implicações da transposição do rio São Francisco, os grupos separatistas na Bélgica e até uma citação do “rolezinho” –fenômeno social dado aos encontros de jovens combinados pela internet -foram cobrados na prova.
“A Unicamp conseguiu produzir uma prova que cobra a maior diversidade possível de conteúdo e seleciona o melhor tipo de aluno”, analisa Célio Tasinafo, diretor-pedagógico do Oficina do Estudante. Confira aqui a correção da prova.