A cozinha é considerada o coração de uma casa. Afinal, é neste lugar que os ingredientes se transformam em pratos saborosos, carregados do afeto de quem cuida e prepara as refeições para os moradores e amigos convidados. Mas é importante observar as tendências para ter e mostrar uma espaço moderno e também agradável aos olhos. “Minha dica é usar as cores que são tendências, como o pink e o azul Tiffany (apontada como a nova cor do amor)”, orienta a arquiteta Tatiana Andolfato, sócia proprietária da Regali Per La Casa, loja especializada em utensílios de cozinha e decoração.

As cores secundárias e que lembram a estação mais quente do ano, como o laranja e o amarelo, também estão em alta. Elas podem enfeitar a bancada com em objetos como colheres, espátulas, balança e até garrafas de água ou térmicas. “Como os móveis das cozinhas estão vindo monocromáticos, utensílios nestas cores ajudam a decorar e dar vida a este espaço”, ressalta a arquiteta.

A cor marsala, da Pantone, uma espécie de vermelho escuro puxado para o rosa, bastante presente em batons, sombras e esmaltes, também chega à cozinha. Desta vez, apresentada pela linha Gourmand, daBrastemp, nas formas de silicone para bolos. A coleção é formada por cerca de sete modelos.

As cores do verão podem ser encontradas em todo tipo de utensílio de cozinha. As facas de cerâmica, com lâminas que evitam a contaminação dos alimentos, podem ser encontradas em todas as cores da estação mais quente do ano, além do tradicional preto. Elas estão presentes também no cepo para guardar as facas e no ralador, também de cerâmica, de noz moscada.

“Quem usa uma faca de cerâmica, por exemplo, para cortar uma maçã, percebe a grande diferença das facas de inox, que causam a oxidação do produto quase que imediatamente”, conta. O ralador, que tem o preço oscilando entre R$ 70 e R$ 110, é muito utilizado para ralar maçã para bebês. “As mães têm procurado bastante este produto pelo custo benefício.”

A arquiteta revela que os itens de cerâmica vêm de fábrica com um design que evita que as partes de porcelana encostem nas bancadas, muitas vezes de granito. Esse cuidado é para evitar que os produtos se quebrem com facilidade.

A linha de potes de acrílico da Consul, com bomba a vácuo, são uma forma de garantir o frescor dos produtos guardados e a crocância de biscoitos, sucrilhos e cereais. São potes que ajudam a enfeitar a cozinha, deixando à mostra os grãos armazenados e podem ser expostos sobre os armários ou nos nichos próprios para este tipo de armazenamento.

Outra linha que é tendência pela praticidade na cozinha é o bambu. Além das colheres, garfos, pão-duro, há porta guadanapos, tábuas de carne e frios, saleiro e pimenteiros. “Como o bambu não propicia o aparecimento de fungos, ele tem cada vez mais ocupado o lugar da madeira e com grande vantagem”, diz.

BICHINHOS PARA ALEGRAR A BANCADA
Elementos como peixes, óculos de sol, sorvetes e outros animais também dão vida a cozinha. “Use a criatividade e use vários sinônimos do fundo do mar, do calor e até animais como borboleta e pássaros para mostrar a ligação com o verão”, afirma a arquiteta Tatiana Andolfato. Estes itens não ficam apenas agradáveis em casas de praia, mas também em espeços decorados para servir um lanche de verão.

As imagens que são a cara do verão podem ser mescladas com as mais tradicionais. “A vaca, o porco, o ovo e a galinha são estampas que vendem o ano todo e que acompanham muito bem essas novas tendências”, acrescenta Tatiana. “O porco, que é rosinha, fica muito bem com utensílios da cor pink.”

Com as altas temperaturas não dá para esquecer as formas de gelo divertidas e os drinks que ajudam a caracterizar o ambiente. Para deixar ainda mais personalizada, vale usar as comidas preferidas da estação. Nesta linha, a dica são as mini panelas e cumbuquinhas, que podem ser usadas para servir individualmente cada convidado.


Faca de cerâmica e faca de aço inox: duelo na cozinha

FACAS DE CERÂMICA: PRÓS E CONTRAS
Elas entraram no mundo de utensílios de cozinha e acessórios de alta qualidade, em concorrência direta com as facas de aço inoxidável. Eles são atraentes, muitas vezes com a estética marcante, de cores brilhantes e com uma ampla gama de preços. As facas de cerâmica estão definitivamente na moda. Mas as facas de cerâmica são realmente melhores?

Facas de cerâmica são sempre mais leves do que as facas de metal, praticamente a metade do peso e sua principal vantagem é que você pode fazer cortes muito precisos com elas. O material de que são feitas não absorve odores ou sabores de outros alimentos. Basta passar água e secar com um pano para que elas estejam limpas e prontas para reutilização, isso realmente é algo bem valioso para um utensílio de cozinha.

Outra vantagem é que as facas de cerâmica não necessitam afiação porque o pó de dióxido de zircônio, com o qual elas são feitas, é muito resistente ao desgaste. Dessa maneira, algumas marcas de facas de cerâmica garantem um fiar 15 vezes maior que o de uma faca tradicional.

Mas nem tudo são flores para sua cozinha nas facas de cerâmica. Elas são muito mais delicadas que as de aço inoxidável e se cair, podem quebrar facilmente. Não é recomendada a utilização das facas de cerâmica para cortar alimentos com osso ou congelados. Fora que elas necessitam de um armazenamento especial porque não podem esfregar em outros objetos.

Como elas tem um poder de corte muito forte, é preciso ter muita atenção para não se cortar. Por isso, não é recomendado o uso para cortar batatas, casca de maçã ou cenoura.