Quem for visitar o parque Beto Carrero World tem mais uma atração. O parque recebeu um macho de oryx (Oryx gazella), antílope de origem africana que habita desertos e planícies áridas. O animal veio do Zoo de Belo Horizonte e chegou a Santa Catarina para acabar com a solidão da fêmea que o empreendimento já possui. Ele foi apresentado aos visitantes nesta semana. A coordenação do Zoo espera que o casal procrie em breve, gerando novos filhotes para alegrar ainda mais o Parque.

O objetivo é incentivar a procriação do oryx em terras catarinenses, pois o Beto Carrero World é o único no estado a apresentar esta espécie. O animal vive em média 20 anos e precisa estar bem adaptado para se reproduzir. O recém-chegado está com 1 ano, considerado em idade reprodutiva. Já a fêmea tem 8 anos e nasceu no próprio Parque. Ela está sozinha desde 2010, após a morte dos pais.

Parceria entre zoológicos
O oryx macho foi permutado com o Zoológico de Belo Horizonte que recebeu do Beto Carrero World duas fêmeas de cervo nobre. A troca de animais entre zoológicos é comum. A prática evita retirar exemplares da natureza e colabora com a reprodução de espécies em cativeiro. “O Zoo de BH possui uma família desses antílopes que estão reproduzindo muito bem por lá. Nós aqui, no Parque Beto Carrero, temos muito sucesso na reprodução de cervos nobre e contamos hoje com 34 exemplares. Sendo assim, surgiu a ideia de trocarmos animais”, explica o veterinário do Beto Carrero World, Daniel Fedullo. A viagem de Minas Gerais a Santa Catarina durou 15 horas e o animal chegou saudável e em perfeitas condições.