VENCESLAU BORLINA FILHO CAMPINAS, SP – As chuvas que atingiram a região de Campinas no final de semana aumentaram a vazão dos rios e impediram a restrição na captação para abastecimento público nesta segunda-feira (26). Na semana passada, a ANA (Agência Nacional de Águas) e o Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica) anunciaram regras para limitar a captação. Caso atinjam o “nível de restrição”, os rios terão a captação reduzida em 20% para consumo humano e 30% para uso das indústrias e agricultura. No caso, por exemplo, da bacia do Baixo Atibaia, o “nível de restrição” se dá quando o volume for menor do que 3.500 litros por segundo.

Nesta segunda, porém, foram 7.670 litros por segundo. No Baixo Atibaia, está localizada a captação de água para abastecimento de Campinas, terceira cidade do Estado, com 1,154 milhão de habitantes. Com a restrição, a Sanasa (empresa de água e esgoto) tem autorização para captar, no máximo, 4.100 litros por segundo. A direção da empresa informou, porém, que consegue manter o abastecimento para a população captando até 2.500 litros por segundo, desde que haja economia. A medição acontece em outras quatro bacias ao longo dos rios Jaguari, Atibaia e Camanducaia, na região das bacias dos rios PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí): Alto Atibaia, Camanducaia, Jaguari e Montante Cantareira.

Ao todo, são 42 municípios, sendo quatro no Estado de Minas Gerais. A próxima medição será feita na quinta-feira (29). De acordo com o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp, a chuva acumulada nas últimas 72 horas na região de Campinas foi de 47,4 milímetros. Só nas últimas 24 horas (até as 8h desta segunda), choveu 17,7 milímetros na região.