SÃO PAULO, SP – A Prefeitura de São Paulo quer construir uma arena multiuso fechada no Anhembi, zona norte da capital paulista. O local, que ficará em um terreno próximo ao sambódromo, deve ter capacidade para 20 mil pessoas para receber eventos culturais e esportivos.
A expectativa é que o local receba cerca de 100 eventos por ano e aumente o número de turistas que visitam a cidade.
“Nós estamos falando de um milhão de turistas a mais em São Paulo”, diz o prefeito Fernando Haddad (PT). Segundo ele, 30% dos espectadores da arena serão de fora da capital.
A gestão Haddad pretende firmar uma parceria para que o projeto seja tocado pela iniciativa privada, sem custos ao poder público. Os interessados tem 15 dias para apresentar propostas, que serão analisadas pela prefeitura.
A arena será cedida à empresa vencedora no modelo de concessão, por um período de 20 ou 30 anos. Ainda não há prazo para que o projeto saia do papel.
Segundo a prefeitura, a ideia do complexo surgiu da empresa Time For Fun, que apresentou um projeto orçado em R$ 140 milhões. A arena ficará na esquina da marginal Tietê com rua professor Milton Rodrigues.
“Por incrível que pareça, faltam espaços para demanda cultural e esportiva que a cidade tem”, diz Haddad. O complexo do Anhembi já conta com o sambódromo e com um centro de convenções.
PACAEMBU
Neste mês, a gestão Haddad já havia lançado um chamamento público para que empresas ou entidades apresentem projetos para a gestão do estádio do Pacaembu.
Segundo a prefeitura, o investimento deve ficar entre 250 e 300 milhões de reais, com o objetivo de dar ao Pacaembu uma infraestrutura moderna para competir com os demais estádios da cidade.