O governador Beto Richa lamentou a morte do ex-ministro, ex-senador e empresário José Eduardo Vieira, que faleceu na madrugada deste domingo (01). Richa destacou que o Paraná perdeu um importante empreendedor, político e um paranaense de destaque que ajudou a construir a história do Estado.

“O ex-ministro e ex-senador José Eduardo Vieira foi um grande paranaense, que fez de sua vida um ideário de trabalho pelo Paraná como político e empresário. Sua contribuição ocupa um lugar de destaque na história do nosso Estado”, disse Richa.

Natural de Tomazina, José Eduardo presidiu o Banco Bamerindus entre os anos de 1981 e 1997, quando a instituição foi vendida ao HSBC. O empresário também foi um dos primeiros senadores eleitos após a redemocratização do Brasil. Vieira foi ministro da Indústria, do Comércio e do Turismo no governo Itamar, e acumulou, entre 1991 e 1993, o Ministério da Agricultura na gestão do então presidente. Dois anos depois, já no governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB), José Eduardo voltou a ser ministro da Agricultura, e ficou no cargo até 1996.

O corpo está sendo velado no Crematorium Londrina, localizado na Rodovia Carlos João Strass, km 6, no distrito da Warta. O local permanece aberto até às 21h e reabre às 9h de segunda-feira (2). A cerimônia de cremação será realizada às 11h30.