SÃO PAULO, SP – Um grupo de sem-teto realiza na tarde desta quinta-feira (26) um protesto contra a crise hídrica na região de Pinheiros, zona oeste de São Paulo. Por volta das 18h, cerca de 500 pessoas, segundo estimativa da Polícia Militar, se concentravam no largo da Batata.
O coordenador do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto), Guilherme Boulos, afirmou que o movimento espera reunir em torno de 10 mil pessoas no protesto. “Vamos até o palácio dos Bandeirantes [sede do governo estadual] para exigir soluções”, disse ele.
Um caminhão-pipa vai participar da manifestação. Segundo o motorista da empresa Fonte Dracena, Antônio José da Silva, o caminhão trazido por ele tem 5 mil litros de água.
Ainda de acordo com o motorista, o aluguel de um caminhão-pipa deste tipo pode custar até R$ 400. “O movimento contratou a gente para vir. Mas ninguém vai desperdiçar água”, disse.
Na verdade, o MTST fará uma encenação que simulará pessoas armadas escoltando o caminhão-pipa.
Além do MTST, também participam do ato partidos políticos como PSOL e PC do B, além da CUT (Central Únicas dos Trabalhadores), ligada ao PT.