SÃO PAULO, SP – Um vídeo divulgado na internet neste domingo (1º) mostra policiais de Los Angeles matando a tiros um morador de rua no bairro de Skid Row, perto do centro da cidade. O homicídio foi presenciado por diversos pedestres.

Nas imagens, os policiais aparecem discutindo com dois moradores de rua, sendo que a vítima agia de forma mais exaltada. O homem é imobilizado pelos agentes que, com o agressor já contido no chão, disparam vários tiros. A morte provocou irritação nos pedestres, que pediram a chegada de uma ambulância, xingaram os policiais, e os chamaram de covardes. Diante da agitação, a polícia cercou a área para evitar que os espectadores passassem.

Em nota, a polícia de Los Angeles informou que os três agentes –um sargento e dois oficiais– atiraram porque o morador de rua tentou retirar a arma de um deles do coldre durante luta corporal. Segundo o comandante da polícia, Andrew Smith, os agentes abordaram a vítima durante a averiguação de um caso de roubo e que ela discutia com um colega que estava em uma barraca na calçada.

A divulgação do vídeo acontece após vários casos de afro-americanos mortos por policiais brancos, o que provocou a retomada do debate sobre o racismo das forças de segurança e a imparcialidade do sistema judicial. Os mais conhecidos foram a morte de Michael Brown em Ferguson, no Estado do Missouri, em agosto, e do vendedor Eric Garner em Nova York em julho. Em ambos os casos, os agentes de segurança não foram indiciados. Devido aos dois casos, vários protestos, alguns deles violentos, aconteceram em diversas cidades dos Estados Unidos no ano passado.