SÃO PAULO (FOLHAPRESS) – Em nota oficial divulgada nesta sexta (6) após a divulgação dos nomes de 49 políticos a serem investigados pelo STF (Supremo Tribunal Federal), o PSDB afirmou confiar na inocência do senador Antônio Anastasia.
Ex-governador de Minas Gerais, Anastasia, aliado do candidato derrotado à Presidência da República Aécio Neves, é o único tucano entre os alvos dos inquéritos autorizados pelo ministro Teori Zavazcki.
“No que se refere ao senador Anastasia, não obstante a surpresa com sua inclusão na relação, temos a mais absoluta certeza de que tudo será plenamente esclarecido. Por conhecermos o seu proceder irretocável, em tantos anos de vida pública, temos a convicção de que a sua inocência será evidenciada”, diz o texto, assinado por Neves, presidente nacional do PSDB, por Cassio Cunha Lima (líder no Senado) e por Carlos Sampaio (líder na Câmara).
O PSDB disse ter recebido a divulgação da lista “com a serenidade e a responsabilidade de um partido que sempre se dedicou à coisa pública com zelo e correção”.
O partido ainda classificou como “Imprescindível a análise dos fatos que ensejaram os procedimentos instaurados” e defendeu que sejam tomadas “as medidas necessárias em relação aos nomes divulgados”, inclusive “recorrendo aos Conselhos de Ética das duas casas do Congresso Nacional”.
Leia, a seguir, a íntegra da nota:
O PSDB recebe a divulgação da chamada “Lista do Janot” pelo Supremo Tribunal Federal com a serenidade e a responsabilidade de um partido que sempre se dedicou à coisa pública com zelo e correção.
Torna-se agora imprescindível a análise dos fatos que ensejaram os procedimentos instaurados e, tão logo esse exame seja feito, tomar as medidas necessárias em relação aos nomes divulgados.
Será analisado caso a caso, considerando os elementos já contidos nos inquéritos e a individualização das condutas para definir os procedimentos a serem tomados a partir de agora, inclusive recorrendo aos Conselhos de Ética das duas casas do Congresso Nacional.
No que se refere ao senador Antônio Anastasia, cuja história e trabalho só geraram benefícios ao Brasil, com exemplos de uma gestão eficiente e responsável, não obstante a surpresa com sua inclusão na relação, temos a mais absoluta certeza de que tudo será plenamente esclarecido. Por conhecermos o seu proceder irretocável, em tantos anos de vida pública, temos a convicção de que a sua inocência será evidenciada.
Neste momento, a melhor forma de nos dedicarmos à sua defesa é termos nossas atenções voltadas à análise dos fatos para que possamos dar, o quanto antes, as respostas que o país espera, com ansiedade, sobre a lisura de suas ações.
Senador Aécio Neves – presidente nacional do PSDB
Senador Cassio Cunha Lima – líder do PSDB no Senado Federal
Deputado Carlos Sampaio – líder do PSDB na Câmara dos Deputados