Instalado na capital do cantão de Vaud desde 1915, o Comité International Olympique prepara uma série de eventos para festejar o centenário e o novo local do CIO. E Lausanne já é candidata a sediar os Jeux Olympiques de la Jeunesse d’Hiver em 2020.

É longa a história entre a capital do cantão de Vaud e o Comité International Olympique – CIO – durante este primeiro século. A organização surgiu em 1894 em Paris, com orientação de Pierre de Coubertin. Em abril de 1915, transferiu sua sede para Lausanne, onde está até hoje. A partir de 25 de março até 28 de junho de 2015 a cidade suíça estará em festas: o primeiro evento será no Musée Olympique, com uma exposição de entrada livre à Galeria do museu. Um passeio em seis etapas na capital olímpica vai levar aos turistas para os lugares mais emblemáticos de Lausanne.

Painéis explicativos com fotos vai permitir uma melhor compreensão da importância de cada local, na descoberta dos grandes momentos que aconteceram na cidade e as personalidades que marcaram época. As festividades se estenderão para lugares parceiros de Lausanne.

Um momento especial será o final de semana entre 27 e 28 de junho, iniciando com um evento esportivo. Depois, uma corrida popular, levando os participantes aos muitos locais ligados aos esportes na cidade. Locais de portas abertas e visitas guiadas vão desvendar todos os segredos da Capitale Olumpique, como é chamada Lausanne desde 1994. Título que ela deve a Juan Antonio Samaranch, quando presidente da organização.

Agora o CIO terá uma nova sede no prédio que reunira os 450 colaboradores, por enquanto espalhados nos diferentes lugares da cidade. Projetado pelo escritório de arquitetura da Dinamarca 3XN, o prédio vai substituir o complexo atual, do qual apenas o castelo, classificado, será conservado. Deverá ser inaugurado até 2020. Mesmo ano em que Lausanne pretende sediar os Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno.

A iniciativa é sustentada pelo Parlamento suíço, considerando que a capital de Vaud ostenta três motivos importantes: sua rede de ligações antiga e firme com o esporte internacional e também uma grande quantidade de federações que se instalaram nas imediações do CIO. Além do mais, a cidade organiza regularmente grandes manifestações esportivas, é centro de muitos centros de formação e de escolas famosas.

A data de 10 de abril de 1915 marcou a chegada do CIO nas margens do lago Léman.Uma série de federações esportivas se instalaram em seguida na região. A Ville Olympique recebeu em 1993 o seu Musée Olympique, único no mundo. Lausanne é, há cem anos, um destino indispensável para o mundo esportivo internacional.

E por falar em Jogos Olímpicos: os de 2024 foram orçados em 6 bilhões de euros. Exatamente a metade do que o Brasil está gastando para 2016. Uma conta que ainda nem fechou…

Fotos: Divulgação

Tradição e modernidade, na Cidade Olímpica suíça

HOTEL AQUATIS
Nesta primavera do hemisfério Norte, Lausanne recebe um novo estabelecimento hoteleiro como parte de um vasto complexo dedicado aos temas bem estar e água. O três estrelas terá 143 quartos, dois restaurantes com terraços podendo acolher mais de 700 pessoas, centros de conferências para mais de 600 participantes, um Spa e um Fitness.

No exterior, um espaço de 500 metros quadrados terá praça de jogos e de piquenique. Instalado no alto de Lausanne, perto do metro M2, terá uma vista panorâmica para os Alpes, o lago Léman e a cidade. O hotel é a primeira etapa de um conceito maior, cujo ponto principal será um aquário e um museu interativo destacando todos os benefícios da água, fonte vital para o planeta.

Sobre cerca de cinquenta bacias repartidas por mais de 6000 metros quadrados, o público poderá descobrir mais de 10 mil peixes e organismos aquáticos que vivem em água doce, provenientes de cinco continentes, desde o Reno até as piranhas da Amazonia. Tudo apresentado em vinte ambientações que reconstituirão os habitats naturais. Veja em www.aquatis.ch


DESTAQUES


Se no ano passado muitos tiveram queixas dos resultados, neste 2015 a opinião foi favorável. Terezinha Ferreira, da Flot no Paraná, atendeu 122 profissionais do Turismo nos dois dias de Feira do evento em Curitiba

21º SALÃO PARANAENSE DE TURISMO
As estatísticas mostraram 300 expositores e 420 caravanas oficiais participando do Salão Paranaense de Turismo, realizado neste final de semana em Curitiba. Estatísticas também apontam mais de 4 mil visitantes. Desta vez sem aquela prática de carimbar folhas com visitas obrigatórias aos estandes, uma prática inócua em termos de resultados práticos.

Uma prática que só serviu, na verdade, para que os passantes pelos corredores tivessem direito, no final da tarde, a participar de sorteios. Desta vez, quem parou em um estande foi porque estava interessado em algum destino, algum novo produto, alguma promoção.

Quem se decepcionou com os resultados do Salão em 2014, desta vez saiu satisfeito com a Feira, uma ótima oportunidade de contato com novas agências. Aliás, novos nomes, novas agências de turismo, surgiram do nada neste 2015.

Terezinha Ferreira, responsável pelo escritório da Flot no Paraná, com escritório em Curitiba, recebeu no estande da operadora que já tem três décadas de experiência no mercado, agências de Curitiba, Londrina, Maringá, Florianópolis, Joinville e Rio Grande do Sul. Um total de 122 profissionais do Turismo em apenas dois dias, algo a ser comemorado. A Flot, pioneira nos roteiros para Cuba há trinta anos, está divulgando também pacotes para a Grécia, em três categorias diferentes, do luxo ao turista, para todos os gostos e orçamentos.

Já Sandra Passetto, da Air Canadá, voltou a Curitiba onde tem muitos amigos do trade, prometendo novidades aos profissionais de Turismo do Paraná. E ressaltou o voo lançado em dezembro último, do Rio de Janeiro para o Canadá. Foi sucesso o Feijão Amigo, com presença de personalidades e políticos do Estado. Roberto Bacovis, presidente da Abav-Paraná, teve muitos motivos para receber cumprimentos pelo êxito do evento. Mesmo no panorama do dólar disparando – hoje chegou a 3,25 reais em algumas operadoras – uma realidade que é sempre uma nuvem negra no horizonte de quem vende sonhos.


Comite Internacional Olímpico, com o museu único no mundo em Lausanne

SEMANA SANTA
A partir de fins de março e até 5 de abril, Madri celebra a Semana Santa com procissões, destacando a do Cristo de los Alabarderos, a da Maria Aantíssima del Dulce Nombre e a de Jesús Nazareno de Medinaceli. Igrejas e espaços culturais organizam concertos de música sacra, que se somam a outros eventos de lazer e gastronomia para os visitantes e turistas. O ponto final é feito pela tamborrada, na Plaza Mayor.

MUSEUS
E quem for até a capital espanhola nesta época, vai poder apreciar as diferentes exposições de fotografia, pintura e escultura na cidade que é uma das principais em cultura internacional. As mostras mais importantes podem ser visitadas até fins de abril em 37 espaços madrilenhos.

As exposições mais destacadas são as do Museu del Prado (Diez Picassos del Kunstmuseum de Basel); do Reina Sofia (La colección del Kunstmuseum Basel); Thyssen-Bornemisza (Raoul Duffy); Centro Cibeles (Colleción Iberdrola); Biblioteca Nacional (Teresa de Jesús – La prueba de mi verdade). Palacio Rel (El Retrato en las coleciones reales).

PÁSCOA EM VIENA
Páscoa 2015 em Viena tem concertos de Mozart abrindo a temporada na Sala Dourada do Musikverein. O ano cultural de Mozart começa dia 3 de abril, sexta feira, às 20h15, na Bösendorfer Strasse 12, Viena. No sábado, dia 4 de abril, será a vez do Konzerthaus Sala Grande, na Lothringer Strasse 20.

Os bilhetes iniciam em 40 euros, passando a 65 e 75 euros nas categorias B e A e 95 euros na categoria superior. O Mozart VIP Ticket custa 280 euros. Veja em www.mozart.wien e faça reservas no [email protected] (Wien Mozart Orchester).


Harmony of the Seas, o novo mega navio da Royal Caribbean para 2016

HARMONY OF THE SEAS
A Royal Caribbean batizou de Harmony of the Seas o novo maior navio de passageiros do mundo. Que tem como irmãos o Allure e o Oasis. Será lançado em abril de 2016 e terá 7 áreas distintas nos 16 decks com capacidade para 5.479 passageiros, ocupando 2.747 cabines. Os itinerários do colosso de 227 mil toneladas começam lançamento neste março de 2015.

O Bionic Bar, com bartenders robóticos e as pulseiras que dão acesso às cabines (Royal Wow Bands), a internet em alta velocidade serão repetidas no novo navio. Mas as cabines internas terão varandas virtuais, reproduzindo sons e imagens do ambiente externo em tela LCD. Bom para quem sofre de claustrofobia.

Os hóspedes das suítes terão, como sempre, áreas exclusivas, como o deck Suite Sun Zone. Boardwalk, chamado de bairro a bordo vai ter o carrossel artesanal, variedade de restaurantes, lanchonetes, além de bebidas, cafés e snacks do Starbucks. O Dynamic Dining Classic permitirá que os hóspedes possam usufruir dos principais restaurantes com o seu grupo, tendo o mesmo garçom todas as noites.


História e tesouros na capital do cantão de Vaud

LOW COST CHIC
Moxy em Milão é a dica. No aeroporto de Malpensa, a nova marca do grupo Marriotto – Moxy – faz sucesso. A fórmula é simples: como em casa, mas com serviços. O hotel tem como alvo o público plugado. E coloca todos os dias nas redes sociais fotos e informações, com novidades. Que são reproduzidas em tela grande no Hall. A decoração contemporânea destaca luminosidade e cores. Obras de arte nas paredes e o elevador chama atenção, por ser estilo cabine de chuveiro futurista. Wi Fi em toda parte, excelente café da manhã e uma tarifa de 79 euros garantem a freguesia do novo low cost europeu. (www.moxyhotels.com)

CIDADES PREFERIDAS
Veja a lista das cidades preferidas como destino: Bordeaux em primeiro lugar. Seguida de Lisboa, Atenas, La Vallette (Malta), Riga (Letonia), Zagreb (Croácia), Ljubliana (Eslováquia), Insbruck (Áustria), Milão (Itália), Bruxelas (Bélgica). Faça as malas.