O número de assaltos a estações-tubo e a linhas da Rede Integrada de Transporte (RIT) subiu 15% em 2014, relacionado com o ano anterior, chegando a 3.567 em 2014. Em média, são 9,77 assaltos por dia, em comparação com os 3.087 roubos ocorridos em 2013 (média de 8,46 por dia). O prejuízo cresceu praticamente na mesma proporção, com elevação de 14%, ao passar de R$ 533.896,55 em 2013 para R$ 607.536,60 no ano passado.

Quem liderou a lista dos locais mais visados pelos criminosos em 2014 foi a Estação Coronel Luiz dos Santos, no Boqueirão. O que surpreende é que essa estação deteve os dois primeiros lugares desse ranking, pois registrou 181 assaltos no sentido bairro e 163, no sentido centro. Na sequência aparecem os tubos Centro Médico Comunitário Bairro Novo (133 roubos) e Vila São Pedro (124), no Xaxim, e a Estação Hipólito da Costa (98), no Parolin.

 Já a linha mais assaltada foi a Trabalhador, que faz o percurso entre o bairro Centenário e a Cidade Industrial de Curitiba (CIC), com 37 registros no ano passado. As linhas Tamandaré/Cabral e Vila Nova (Pinhais) foram vítimas de 30 roubos cada uma. A Cabral/Portão, com 28 assaltos, e a Interbairros III, com 22, completam a lista das cinco linhas preferidas pelos criminosos.

A empresa Viação Cidade Sorriso foi alvo de quase um quarto de todos os assaltos na RIT, ao registrar 864 roubos entre estações-tubo (767) e linhas (97). O número de roubos vem crescendo, por isso são importantes campanhas de incentivo ao uso do cartão-transporte. Por um lado, isso diminuiria o dinheiro em circulação e, consequentemente, a atratividade ao assalto; por outro, daria mais segurança aos nossos colaboradores, disse o gerente de operações da Viação Cidade Sorriso, Adilson Ribeiro.

Com o objetivo de combater e prevenir assaltos na RIT, o Centro de Controle Operacional (CCO), das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana, irá comunicar todas as ocorrências à Guarda Municipal de Curitiba (GMC), com o maior número possível de detalhes. O CCO também se reúne periodicamente com a GMC para apontar os principais locais onde agem os bandidos e pedir reforço no policiamento. A população pode fazer denúncias pelo telefone 153.