Lacônico, o Atlético demitiu neste domingo (15) o técnico Claudinei Oliveira. A demissão ocorreu no dia seguinte à derrota para o Maringá, em casa – o time da capital abriu o placar, mas cedeu a virada e perdeu por 2 a 1. Claudinei, no fim das contas, caiu por causa da terceira derrota em quatro jogos no Campeonato Paranaense, fruto da mudança de rota determinada pelo próprio clube.

A demissão foi noticiada no site oficial do clube, num comunicado curto e grosso. Em reunião realizada na manhã de hoje entre o técnico Claudinei Oliveira e a direção do Clube Atlético Paranaense, no CAT do Caju, foi decidido que o treinador deixará o comando técnico da equipe profissional. O CAP agradece Claudinei Oliveira pelo trabalho realizado e deseja sucesso em sua carreira profissional.

Desde 2013, o Atlético decidiu que usaria um time sub-23 no Campeonato Paranaense, enquanto dava ao time principal mais tempo para preparação para competições como a Copa do Brasil e o Brasileirão. Em 2013, o time ficou em 4º lugar no Brasileirão – obteve vaga na Libertadores – e foi vice-campeão da Copa do Brasil. Em 2014, foi 8º no Brasileirão. Claudinei assumiu em agosto e dirigiu o time nos últimos 20 jogos. Somou 30 dos 54 pontos da equipe.

O planejamento foi repetido neste ano. Nos cinco primeiros jogos, o Atlético recorreu ao time sub-23, treinado por Marcelo Vilhena. A equipe principal, comandada por Claudinei Oliveira, estendeu a pré-temporada, com direito a uma excursão para a Europa. Até a 5ª rodada, dia em que perdeu para o Coritiba, o Furacão de Vilhena somou 7 pontos em 5 jogos, com 4 gols pró e 5 contra.

Mas houve a mudança de rota. Por determinação da presidência, o time principal entrou em campo na 6ª rodada, diante do Foz do Iguaçu, na Baixada. O Atlético perdeu por 1 a 0, no dia 26 de fevereiro. Como o próprio Bem Paraná noticiou, o Atlético comprovou que não tinha planejamento no futebol. Na rodada seguinte, o adversário era o J. Malucelli, no dia 7 de março, e até o dia 2 a diretoria dizia não saber se usaria o time sub-23 ou o principal. Desde então, apenas o time principal entrou em campo. Empatou em 0 a 0 com o Jotinha e perdeu para o Operário por 1 a 0, antes da derrota de sábado. Ao todo, o time principal somou apenas 1 ponto e marcou apenas 1 gol.

Após o revés de sábado, o próprio Claudinei Oliveira se disse frustrado com o desempenho da equipe, mas ressaltou que não deixaria o comando por vontade própria. Para mim, o mais cômodo seria pedir para sair. O time vai disputar o Torneio da Morte, eu não esquentaria minha cabeça, transferiria a responsabilidade. Mas acho que não é a atitude mais correta. Eu pediria para sair se achasse que os jogadores não estão me aceitando mais, mas acho que não é o caso falou ele.

O Atlético encerrou a 9ª rodada em 9º lugar, com 8 pontos. O Cascavel, 8º colocado, tem 13 pontos. Apenas os 8 melhores se classificam para os mata-matas decisivos, enquanto os outros quatro times disputam o Torneio da Morte – que rebaixa os dois piores times. O Furacão ainda joga duas vezes pela fase classificatória. Recebe o Nacional no próximo domingo e na semana seguinte enfrenta o Londrina, fora de casa.

Por ora, o Atlético não confirmou quem será o substituto do técnico Claudinei Oliveira. Pode ser que Vilhena seja o comandante nas duas últimas rodadas. Seja com o time sub-23, seja com o time principal.