A Secretaria do Trabalho e Emprego está distribuindo, nos escritórios do Sistema Nacional de Emprego (SINE), um folheto explicativo com dicas úteis para o trabalhador se portar durante a entrevista de emprego.

É nossa função explicar aos candidatos a uma vaga de emprego o que o empregador quer saber durante uma entrevista e como as respostas, a redação, argumentos e informações corretas podem influenciar na decisão final, diz a vice-prefeita e secretária do Trabalho e Emprego, Mirian Gonçalves.

Durante a entrevista, o empregador espera confirmar dados já apresentados no currículo, recolher outras informações e verificar o perfil do candidato. São feitas muitas perguntas e o trabalhador precisa estar preparado para responder com confiança e de forma que valorize o lado profissional.

As perguntas mais frequentes nas entrevistas são: o que o candidato procura no emprego; quanto quer ganhar; por que deixou o último emprego; por que acha que deve ser contratado; motivos para que seja escolhido em vez de outros candidatos, elencar pontos pessoais fortes e fracos e avaliação da última experiência profissional.

No folder estão dicas para se sair bem nas entrevistas. A primeira é conhecer um pouco da empresa antes do primeiro contato e ter boa apresentação. Outra indicação é a pontualidade. O candidato não deve se atrasar e nem chegar muito antes do horário marcado para a entrevista.

Falar com clareza e objetividade, evitando vícios de linguagem, frases muito curtas; não fazer piadas, nem mastigar chicletes ou balas são outras dicas apresentadas.

Caso o empregador exija a redação como ferramenta para analisar a personalidade, o poder de argumentação, síntese, coerência e a fluência no Português, é muito importante apresentar bem as ideias e fazer um texto que tenha começo, meio e fim.

Os escritórios do SINE estão localizados nas Ruas da Cidadania e a distribuição do folder é gratuita.