A Casa Encantada, no Boque Alemão, no bairro Vista Alegre, está completando 19 anos e para comemorar haverá festa na manhã deste sábado (28) com contação de histórias e atividades recreativas e culturais para crianças. A festa será aberta à população e começa às 10 horas com apresentações de flauta com o repertório de músicas alemãs. Haverá a distribuição de doces e cupcakes. A comemoração de quase duas décadas de existência integra também a programação pelos 322 anos de Curitiba, festejados no domingo (29).

Também conhecida como Casa da Bruxa, a Casa Encantada foi inaugurada em 29 de março de 1996 e é uma das 199 unidades que formam a Rede Municipal de Bibliotecas Escolares. A construção em estilo alemão reproduz a moradia da bruxa do conto João e Maria, de autoria dos Irmãos Grinn, e é o cenário onde diariamente são contadas histórias para crianças a partir do reconto de autores germânicos. Para se chegar até a casas os visitantes precisam percorrer a trilha Hãnselund Gretel (João e Maria em alemão), formada por painéis espalhados por toda a extensão do bosque, que em alusão ao conto.

A hora do Conto acontece de terça a sexta-feira para visitantes e grupos escolares previamente agendados, às 9h30, 14h30 e 15h30,  nos fins de semana e feriados, ao público em geral, em três horários: 11h, 14h e 16 horas. Nas segundas feiras as bruxas do bosque visitam escolas a partir de agendamentos.

A programação cultural para a comemoração do aniversário da Casa Encantada está repleta de atividades que vão animar a meninada. As sete bruxas que trabalham em revezamento na Casa Encantada estarão presentes. Além de flauta haverá apresentação de fantoches da Guarda Municipal, coral e camarim de pintura. A comemoração continua no domingo, no dia do aniversário de Curitiba, com mais contação de histórias e uma conversa com Eliseu Souza Pinto e Eliziany Cristine Chaves Pinto, autores do livro A Bruxa Morgana e a Floresta com Araucárias e com o autorHardy Guedes.

O Bosque Alemão é o retrato da cultura e tradição da imigração alemã expresso em cada detalhe do bosque. O Bosque recebe perto de 14 mil turistas e moradores por ano.