Com a auto-estima elevada após sete vitórias em sete jogos, o técnico Dunga faz neste domingo (29) em Londres o último teste antes da convocação da seleção para a Copa América, que será realizada entre junho e julho. O treinador deve colocar em campo no amistoso contra o Chile, anfitrião da competição do meio do ano, um time diferente do que bateu a França por 3 a 1 na última quinta-feira (26), no Stade de France, em Saint-Denis. O jogo será às 15h (11h, horário de Brasília) no Emirates Stadium (Arsenal).

Se vencer, Dunga vai manter a marca de 100% de aproveitamento desde que assumiu a equipe, após a Copa do Mundo. Será o reencontro com os chilenos após a dramática partida das oitavas de final da Copa, quando a seleção só venceu nos pênaltis. A boa fase do time tem refletido no bom humor de Dunga fora dos gramados. Nas entrevistas coletivas, mostra, ou aparenta, tranquilidade com as perguntas -longe daquele técnico que se irritava constantemente com a abordagem da imprensa.

Ao mesmo tempo, no entanto, usa respostas curtas para evitar responder diretamente sobre nomes e estratégias para compor o elenco. O time do Chile chega a Londres após perder por 2 a 0 para o Irã -embora tenha usado um time misto para conseguir entrar com força total contra os brasileiros. Após o jogo contra os franceses, Dunga avisou que poderia poupar alguns jogadores e dar espaço para outros que têm sido convocados.

O técnico chega até aqui com uma base montada para a Copa América, sua primeira competição oficial neste retorno à seleção. Alguns jogadores têm praticamente vaga cativa de titular, como Luiz Gustavo, William, Oscar e Neymar. Cortados por contusão dos amistosos contra França e Chile, o zagueiro David Luiz e o atacante Diego Tardelli são outros que indicam estar de vez na equipe ideal. Dunga gostou do desempenho de Roberto Firmino, do Hoffenheim, da Alemanha, ao lado de Neymar, e deve dar mais tempo de jogo em Londres a Luiz Adriano (Shakhtar Donetsk).

Convocado para os dois jogos na Europa, Robinho sabe que corre por fora em relação a ir para Copa América. A escalação de Elias contra França mostra que Dunga não tem tanta certeza sobre a titularidade de Fernandinho, que entrou no fim do jogo e deve ganhar mais tempo neste domingo. Ambos os volantes, no entanto, devem ir ao Chile. No gol, Jefferson, elogiado pelo treinador de goleiros Taffarel após a partida em Saint-Denis, é o preferido, mas Diego Alves tem status de titular, como fez questão de frisar o próprio Dunga na França. A volta do lateral Marcelo, outro que pode jogar no domingo, é ameaça à titularidade de Filipe Luís, do Chelsea.

Na zaga, David Luiz, Miranda e Thiago Silva disputam duas vagas entre os titulares.

BRASIL Jefferson (Diego Alves); Danilo, Miranda, Thiago Silva e Filipe Luis (Marcelo); Luiz Gustavo, Elias (Fernandinho), Willian e Oscar; Neymar e Firmino (Luiz Adriano) T.: Dunga

CHILE Bravo; Isla, Jara, Medel e Mena; Pizarro, Aránguiz, Vidal e Orellana; Alexis Sánchez e Vargas T.: Jorge Sampaoli Estádio: Emirates Stadium, em Londres (ING) Árbitro: Martin Atkinson (ING) NA TV 11h Globo e SporTV